PASSO FUNDO – Revoluções das universidades são tema de Aula Magna na UPF

Postado em 26 fevereiro 2015 07:12 por JEAcontece
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Atividade marcou o início oficial das atividades acadêmicas neste ano de 2015

As universidades vão mudar mais nos próximos trinta anos do que mudaram nos últimos 300. A afirmação é do professor português Dr. António Sampaio Nóvoa, que ministrou a Aula Magna que marcou o início das atividades acadêmicas na Universidade de Passo Fundo (UPF). Na noite de segunda-feira (23/02), os professores da Instituição lotaram o Centro de Eventos para ouvir a conferência de Nóvoa e refletir sobre os rumos no ensino universitário e sobre a importância do papel docente nesse cenário.

Para Nóvoa, é preciso que os professores percebam que estão num tempo muito diferente e frente a uma enorme revolução das questões da aprendizagem. “É preciso mudar a nossa forma de ensinar, de modo que se torne mais participativa e menos transmissiva, mais envolvente,  para que coloque os alunos em situação de pesquisa, de experimentação, e para que se consiga levar tudo isso para a sociedade. São três as revoluções desse cenário: a do ensino e da pedagogia; a revolução na ciência e no conhecimento; e uma revolução na sociedade, quando esse conhecimento é trazido de dentro da universidade para dentro da sociedade. Creio que se conseguirmos fazer essas três revoluções  teremos a universidade à altura do século XXI”, ressaltou.

Para que essa revolução aconteça, é necessário que os professores alterem o seu modo de trabalhar. “Muitas vezes, há, nos professores, uma atitude de desconfiança,  por falta de perceberem como fazer de outra maneira. Hoje, há milhões de experiências em todo o mundo e sabemos como se faz, como se instaura essa outra forma de trabalhar e é isso que precisa se dizer aos outros professores. É preciso trazê-los para essa nova revolução. Retirá-los, às vezes, de um espaço de conforto, de um espaço de fechamento disciplinar, de um espaço mais coorporativo, para desafiá-los para o que são as aventuras do conhecimento do século XXI”, convida o professor.

O pesquisador destaca ainda que as universidades têm uma responsabilidade perante à sociedade.  “A extensão deve estar no coração da universidade e não com qualquer coisa que se faz pós-universidade ou no prolongamento do trabalho desta. É a centralidade dessa instituição no espaço social, econômico e cultural, que conta hoje nas sociedades”, enfatiza.

Aposta nas universidades
O professor enfatiza que, hoje, há uma grande aposta nas universidades. “As pessoas esperam muito hoje das universidades e nem sempre os universitários têm estado à altura dessas expectativas. Muitas vezes, as instituições estão bloqueadas por questões corporativas, por uma burocracia sem nenhum sentido. Bloqueadas porque no seu coração não está a liberdade que é essencial a uma universidade: a liberdade acadêmica, a liberdade de pesquisa, a liberdade dos professores, a liberdade dos estudantes e a liberdade de podermos contribuir com o melhor de nós mesmos para uma universidade diferente. Se conseguirmos ganhar essa ideia da autonomia, essa ideia de liberdade, certamente teremos os professores conosco. Se não conseguirmos, vai continuar a haver uma espécie de desmotivação, de lamentação permanente, que não se traduz numa atitude positiva e construtiva”, conclui.

Aula Magna
O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza deu as boas-vindas a todos os professores participantes. Ele destacou a importância do trabalho coletivo desenvolvido na UPF, em um processo no qual cada um desempenha um importante papel. “Nos últimos anos, todos os cursos da UPF apresentaram crescimento e melhorias no desenvolvimento de seus índices oficiais, em razão do planejamento de cada unidade acadêmica e da efetiva participação dos professores e dos alunos em todas as instâncias dos processos. O resultado da ação particular de cada professor potencializou as iniciativas institucionais que culminaram nos elevados índices avaliativos dos nossos cursos”, afirma. O reitor lembrou ainda de uma das principais conquistas institucionais no ano de 2014, a avaliação com conceito 4 no Índice Geral de Cursos, e motivou a todos os professores, funcionários e acadêmicos da UPF a engajarem-se na busca da sustentabilidade acadêmica.

A Aula Magna contou com a presença do presidente da Fundação UPF Alexandre Nienow, da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin e do vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior.

Homenagem
Ao final da atividade, o professor António Nóvoa recebeu a Medalha Institucional das mãos da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari. A honraria possui quatro símbolos: o chimarrão, a aveia, a prensa de Gutenberg e o leão. O chimarrão, representado no primeiro quadrante pela cuia com erva-mate e bomba, simboliza a bebida típica da cultura gaúcha, a ligação da UPF com a cultura e as tradições do seu estado, bem como o projeto de erva-mate desenvolvido por pesquisadores da Instituição. A aveia representa a área da pesquisa. Há mais de 25 anos, a UPF vem desenvolvendo e implementando melhorias na produção de aveia a partir de um programa de pesquisa específico. O principal objetivo dos melhoramentos genéticos é o desenvolvimento de novos cultivares, com alto potencial de rendimento, que contribuem com os produtores, indústrias e consumidores. A prensa de Gutenberg lembra a importância da possibilidade do compartilhamento e da difusão de ideias a partir da duplicação de livros, fato que possibilitou o grande desenvolvimento filosófico e científico. Tal conhecimento é ampliado pela UPF por intermédio das Jornadas Literárias. Por fim, o leão representa a força e o andar para frente, simbolizando a busca constante pelo aperfeiçoamento.

Nóvoa convidou os professores a refletir sobre os rumos no ensino universitário e sobre a importância do papel docente nesse cenário.

(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)

Postado em 26 fevereiro 2015 07:12 por JEAcontece
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