PASSO FUNDO – Reitor da UPF participa de debate sobre desenvolvimento regional no município de Casca

Postado em 22 fevereiro 2016 07:08 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Os fatores que impulsionam o desenvolvimento da região estiveram em debate durante simpósio realizado nesta sexta-feira (19), junto à programação da Expo Casca. A temática foi abordada pelo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, e pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava. Também participaram do painel o secretário Estadual de Comunicação, Cleber Benvegnu, que mediou o debate, o prefeito de Gentil e presidente da Ampla, Vanderlei Ramos do Amaral, e o prefeito de Nova Bassano e presidente da Amsne, Darcio Pauleto. O evento reuniu lideranças empresariais e representantes do Executivo e do Legislativo da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla). O evento contou ainda com a presença da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, do diretor da UPF Campus Casca, professor Nélio Cerbaro, e do prefeito de Casca, Alan Martins das Chagas.

O simpósio abordou fatores importantes para o desenvolvimento de uma região, como a produtividade, a educação, a saúde e a logística. O reitor da UPF destacou a importância de se debater o desenvolvimento regional em um município que é referência em muitos setores. Também ressaltou a importância do UPF Parque como um vetor do desenvolvimento regional. “Quando buscamos desenvolvimento, é necessário esforço integrado. Um exemplo disso é a RS-324. Somente vamos conseguir a melhoria de qualidade se nos aproximarmos e dermos força à nossa reivindicação. Precisamos ter um olhar mais amplo sobre o desenvolvimento regional e a UPF está sempre à disposição para receber as demandas da sociedade”, salientou.

O reitor da UCS reiterou a necessidade da união de esforços para que, de forma inovadora, se busque o desenvolvimento e se alcance as soluções aos problemas enfrentados por todos. “O papel das universidades é fundamental para agregar o desenvolvimento regional. Não há como cada município pensar por si só. É necessário trabalhar um planejamento integrado e buscar ações conjuntas para o bem da região”, pontuou.

Expo Casca
A programação da Expo Casca segue até domingo, dia 21, no Parque Municipal Arcido Perin. No espaço da UPF na Feira, estão disponíveis informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade e os visitantes podem, além de visitar o Serpentário UPF, contar com serviços do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

Foto: Silvia Brugnera
(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Postado em 22 fevereiro 2016 07:08 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop