PASSO FUNDO – Projeto de Extensão da UPF ganha parceria da Prefeitura

“Espaço Lúdico de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas no HSVP” terá programa de educação hospitalar

O Espaço Lúdico de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, reinaugurado nesta sexta-feira (05/02), no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), é uma parceria, por meio de convênio, entre a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), mantenedora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). O espaço funciona ininterruptamente, de segunda a sexta-feira, desde a sua implantação, em 2002 (Convênio celebrado entre a FUPF/UPF e HSVP). O local que foi reformado, tem um novo convênio firmado entre o Hospital e a Prefeitura de Passo Fundo. Essa, enquanto esfera pública, é responsável pela Educação das crianças e adolescentes do município.

O projeto funciona no setor pediátrico do HSVP e oferece atendimento para todas as crianças hospitalizadas por alunos e professores do curso de Pedagogia da UPF e outros colaboradores do Hospital. A FUPF é responsável por coordenar o desenvolvimento do Espaço Lúdico através da Faculdade de Educação (Faed) da UPF, por encargos sociais e correlatos em relação aos professores e alunos estagiários, pelo gerenciamento racional dos materiais fornecidos pelo HSVP e por manter equipe que realiza a supervisão acadêmica das atividades desenvolvidas. A novidade do espaço é a implantação, por parte de Município, de um programa de educação hospitalar Escola de Vida, que possibilitará validar seus estudos no seu retorno à escola. O Município ainda disporá de dois professores 20 horas cada.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, que esteve presente na reinauguração do Espaço Lúdico, destacou a importância das atividades, porque muitas crianças passam longos períodos internadas no hospital e precisam ter acesso à educação. “Todas as crianças têm direito à educação e a inclusão, a partir de agora do Município, é fundamental porque amplia o trabalho e valida às atividades realizadas. Quero destacar o grande número de outras entidades que também participam ativamente e viabilizam esse trabalho. A Universidade coordena atividades pedagógicas no local há 14 anos, através da Faculdade de Educação”, ressalta a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários.

Foto: Natália Fávero
(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Compartilhe: