PASSO FUNDO – Programa Olhar de Criança poderá ser ampliado para alunos do 5º ano

Postado em 24 julho 2019 06:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ideia da Secretaria de Saúde, mantenedora do programa, é aumentar os cuidados com a saúde ocular das crianças que estudam na rede municipal

Com o objetivo de cuidar da visão de crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil de Passo Fundo, o Programa Olhar de Criança já realizou neste ano mais de três mil triagens em crianças de 3 a 6 anos.

O programa funciona em três etapas: uma equipe do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions – instituição de saúde conveniada – vai até as escolas de educação infantil e realiza testes oftalmológicos nas crianças. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, mantenedora do programa, das 35 escolas parceiras, 19 já receberam os profissionais para os testes.

Após essa primeira etapa, caso seja detectado algum problema, o aluno é encaminhado para uma consulta no Hospital de Olhos Lions. Se necessário, depois de realizada as consultas com os médicos, a criança recebe um óculos, de acordo com as suas necessidades. Todo o procedimento, desde os testes iniciais até a elaboração dos óculos, é feito sem custo para as famílias.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, pontua que o programa possui um significado especial na vida de cada criança. “É uma ação que não necessita de investimento elevado, mas que melhora a visão e aumenta a capacidade de aprendizagem de muitas crianças”.

Para a secretária de Saúde de Passo Fundo, Carla Beatrice Gonçalves, o programa é fundamental para garantir aos pequenos alunos um processo de aprendizagem adequado. “É essencial, sabemos o quanto a dificuldade de visão influencia. A detecção precoce contribui de forma significativa para ampliar a aprendizagem das crianças e evitar problemas futuros”, diz.

É uma ação que não necessita de investimento elevado, mas que melhora a visão e aumenta a capacidade de aprendizagem de muitas crianças, Luciano Azevedo, prefeito de Passo Fundo

Ainda conforme explica a secretária, nesse momento são realizadas as triagens nas escolas. Esse primeiro procedimento teve início em 24 de junho e deve seguir até a volta às aulas, em agosto. Dessas triagens já realizadas, quase 300 alunos tiveram a confirmação de que precisam de uma consulta especializada. “Depois do início das aulas, organizamos as consultas. Vamos continuar fazendo as triagens, para atingir todas as escolas”, completa.

Além de continuar com as triagens e consultas já estabelecidas – em crianças de 3 a 6 anos – a expectativa da secretaria de Saúde é ampliar o escopo de acompanhamento para alunos do 5º ano do ensino fundamental. A avaliação, comenta Carla,está em fase inicial e depende de estudos para estruturar a proposta. Ela comenta que ainda não há uma data para ser colocada em prática a nova ideia.

NÚMEROS DE 2018
Somente no ano passado, demonstra a enfermeira do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions, Daniela Almeida, 3.209 testes foram feitos e 679 alunos encaminhados para consultas no Hospital. Ela destaca que o programa é muito importante e ajuda diversas crianças a superarem as dificuldades com a visão.

Foto: Arquivo PMPF
Diário da Manhã

Postado em 24 julho 2019 06:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop