PASSO FUNDO – Procura por vacina é baixa

Postado em 28 fevereiro 2019 07:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Segundo dados do Ministério da Saúde, ainda existem 13,1 milhões de pessoas no sul do país que ainda não se vacinaram contra a febre amarela

Apesar dos estados do Sul e do Sudeste do Brasil já fazerem parte da área de recomendação para a vacinação contra a febre amarela, os estados destas regiões ainda registram coberturas abaixo da meta de 95% imposta pelo Ministério da Saúde. A orientação também é para aqueles que não moram no Sul e irão viajar para a região, de que devem se imunizar contra a febre amarela, tomando a dose da vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.

Segundo a enfermeira da vigilância epidemiológica da 6a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Passo Fundo, Daiane Corso, a cobertura vacinal é feita nas crianças menores de um ano, faixa etária da qual pode-se ter um controle da imunização, porém, o restante das doses aplicadas não tem cobertura vacinal calculada. “Não há nenhum caso suspeito atualmente. A gente precisa ter uma dose da vacina na vida. Uma dose é considerada vacinada por toda a vida e isso é importante porque, se vier a ter casos, a população está protegida”, comentou Daiane.

O Ministério da Saúde divulgou na semana passada que, na região Sul, cerca de 13 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a febre amarela. Dados mostraram que de julho de 2018 a 7 de fevereiro desde ano foram notificados 834 casos suspeitos de febre amarela, sendo que 679 foram descartados, 118 permanecem em investigação e 37 foram confirmados. Destes 37, nove foram óbitos, sendo que todos aconteceram no estado de São Paulo. Diante do cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um alerta de que o Brasil poderia estar vivendo uma terceira onda de surto da doença.

Vacina
A vacina está disponível nos postos de saúde das cidades, afinal, é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação, distribuída mensalmente a todos os estados. O público-alvo são pessoas de 9 meses a 59 anos de idade, que nunca tenham se vacinado ou que não dispõem do comprovante de vacinação. Atualmente, fazem parte da recomendação do Ministério todos os estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

Diário da Manhã

Postado em 28 fevereiro 2019 07:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop