PASSO FUNDO – Primeira edição do CICOR destaca potencial do município e região na área da cardiologia

Postado em 20 agosto 2019 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Congresso foi planejado e organizado pelo Instituto do Coração de Passo Fundo (ICOR). Ao todo, 11 palestrantes guiaram as atividades nos dois dias de evento

Encerrou neste sábado (17), a primeira edição do Congresso do Instituto do Coração de Passo Fundo (CICOR). O evento reuniu médicos, residentes e demais profissionais da área da saúde em uma série de palestras sobre novas tecnologias, procedimentos e estudos voltados à cardiologia.

O Congresso foi planejado e organizado pelo Instituto do Coração de Passo Fundo (ICOR), com o apoio de diversas empresas, além do Hospital de Clínicas. Sendo o primeiro congresso do ICOR, os médicos idealizadores Carlos Mattos, Marcelo Roman, Gilberto Heineck, Tiago Vendruscolo e Eduardo Mattos, propuseram trazer grandes nomes da cardiologia para ofertar a região, novidades sobre a especialidade. Ao todo, 11 palestrantes guiaram a atividade ao longo dos dois dias de evento.

Um dos organizadores da atividade, o médico cardiologista Carlos Mattos destacou o potencial de Passo Fundo no que diz respeito à área da saúde. Conforme ele, a organização do congresso surgiu da necessidade de promover formação continuada aos profissionais da área.

“Passo Fundo é um centro regional de assistência médica muito forte, um centro educacional na área de medicina, e o nosso grupo de cardiologia do Hospital de Clínicas está envolvido diretamente com ação assistencial e com atividade educacional. Assim, entendemos que a organização de um congresso médico seria fundamental para nossa região, no sentido de mobilizar toda a juventude que está em fase de formação como também estabelecer um programa de educação continuada para os profissionais clínicos e cardiologistas, médicos em geral”, explica.

Já o médico cardiologista Marcelo Roman, que também integra o Instituto do Coração de Passo Fundo, falou sobre o corpo de profissionais que tornaram o evento possível. “Os palestrantes são reconhecidos não nacionalmente apenas, mas internacionalmente, com publicação de artigos científicos nas principais revistas de cardiologia do mundo. É um congresso de atualização não só de Passo Fundo, mas de toda a região”, destacou.

Formação continuada para os próximos anos
A ideia de perpetuar o congresso ao longo dos anos, potencializando a importância da região na área da saúde é considerada pelos médicos organizadores da atividade. Para o cardiologista Eduardo Mattos, “Passo Fundo é uma cidade que está muito longe dos grandes centros, como Porto Alegre e São Paulo, onde geralmente são realizados eventos grandes da nossa especialidade. Então, a ideia foi trazer para a região de Passo Fundo, que é um importante polo na área médica local, um congresso na área de cardiologia, procurando trazer importantes pessoas do Estado e de referência em todo o país para que a gente pudesse juntar toda a população de médicos da região para que se mantenha em ativo a questão do conhecimento continuado”, pontuou.

Para quem esteve no público, como a médica cardiologista e ecocardiografista, Raquel Roman, o congresso trouxe grandes momentos de atualização no que se refere a “novas tecnologias e o que há de melhor na cardiologia do Brasil e do mundo”. A formação, segundo ela, também deve ser vista com destaque por inserir alunos e futuros cardiologistas na atividade. “São médicos que estarão atendendo nossa população, sempre com muita qualidade e com uma medicina que procura trazer o melhor para os nossos pacientes”.

Diário da Manhã

Postado em 20 agosto 2019 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop