PASSO FUNDO – PPGOdonto é contemplado com recursos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa

Postado em 04 novembro 2016 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Programa participou de edital da Fapergs e CNPQ em parceria com a UFSM, UFPEL e UFRGS

Recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/UPF) foi contemplado com recursos do edital Pronex da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os recursos virão para o projeto “Núcleo de excelência sobre cárie dentária: diagnóstico, prevenção e tratamento com biomateriais”. O trabalho é uma parceria entre a UPF, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A coordenação geral está a cargo do professor Dr. Flávio F. Demarco, da UFPel, que também é docente colaborador do PPGOdonto da UPF. Além disso, fazem parte da equipe executora os professores Alvaro Della Bona (coordenador local do projeto) e Márcia Borba, docentes permanentes do PPGOdonto UPF.

O projeto prevê o intercâmbio de alunos e professores entre os Programas das instituições, além de envolver parceiros nacionais e internacionais. A metodologia será desenvolvida em três eixos temáticos principais: levantamentos epidemiológicos; desenvolvimento e caracterização físico-mecânica, biológica e microbiológica de biomateriais e estudos clínicos.

Segundo Della Bona, a parceria entre a UPF e a UFPEL é antiga. Alvaro é professor convidado e orientador pontual do PPGO há mais de 15 anos e o professor Flávio Demarco é colaborador do PPGOdonto UPF desde sua implementação. Além disso, ele destaca que existem inúmeras ações de colaboração e publicações envolvendo os professores dos programas que fazem parte desse projeto. “A aglutinação da equipe para o projeto foi baseada em experiências prévias e a partir da colaboração entre as instituições participantes, que já desenvolviam atividades de pesquisa na temática do projeto e pesquisas relacionadas com o emprego de biomateriais odontológicos para o tratamento das consequências da doença, tanto a nível laboratorial quanto clínico”, explica como surgiu a ideia do projeto.

Importância do projeto
A cárie dentária é o maior problema de saúde bucal no mundo, afetando aproximadamente 35% da população, levando à falta escolar e ao trabalho, causando dor e perda dentária, com impacto na saúde geral e qualidade de vida. De acordo com o professor Alvaro, no Brasil, houve redução na ocorrência de cárie, porém, a prevalência em todas as idades ainda é alta e concentrada especialmente nos mais pobres.

O objetivo principal da proposta é estabelecer um núcleo de excelência para investigações acerca da cárie dentária. “A ideia é produzir evidência científica para melhorar o diagnóstico, prevenir a ocorrência, assim como originar melhores possibilidades de tratamento em termos individuais e populacionais, para minimizar os danos ocasionados pela doença, além de proporcionar a possibilidade de geração de novos produtos, o que é importante para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado”, ressalta Della Bona.

Na opinião do professor da UPF, o projeto irá contribuir para consolidar as parcerias com as outras instituições do estado e para o desenvolvimento das linhas de pesquisa Biomateriais e Odontologia Preventiva. A iniciativa também servirá como diagnóstico da situação de saúde oral da população de Passo Fundo, para o desenvolvimento de estudos laboratoriais e clínicos, além de estimar a longevidade dos tratamentos da doença, determinar as razões que levam a falha e a proposta de novos biomateriais para o tratamento da doença.

(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Postado em 04 novembro 2016 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop