PASSO FUNDO – Políticas públicas educacionais são debatidas na UPF com gestores da educação regional

Postado em 05 maio 2017 10:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Reunião foi promovida pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e pela Faculdade de Educação

Coordenadores regionais de educação, secretários municipais de educação e as coordenações pedagógicas das Secretarias e das Coordenadorias de Educação participaram, nesta quinta-feira, 4 de maio, de uma reunião no auditório da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) para debater diversos temas na área, em especial as políticas públicas educacionais na gestão municipal. O evento foi promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e pela Faed.

A importância de constituir uma política pública de educação de estado foi enfatizada pela diretora da Faed, profa. Dra. Eliara Zavieruka Levinski. “Dentro desse tema, um dos pontos principais é um debate sobre a linha teórica/metodológica de formação continuada de professores e o trabalho que o Centro Regional de Educação (CRE) da UPF vem desenvolvendo e tem perspectivas de realizar nesse campo da educação básica. A Universidade, via Extensão, tem o compromisso com a interlocução com a comunidade e de colaborar com a qualificação da educação pública regional”, destaca Eliara.

Durante o encontro, também foram apresentadas as propostas do Centro Regional de Educação para formação de professores, que realiza, juntamente com a Faed, as Salas Temáticas, as quais são encontros de formação de gestores. Em sua segunda edição do ano, a atividade terá como tema “Coordenação pedagógica: para além do ‘apagar incêndios’”. “Essa é uma atividade que faz um processo de interlocução com os sistemas de educação básica e com a Universidade. É um diálogo imprescindível para nossos cursos de formação, de pós-graduação e extensão, porque muitos dos nossos alunos atuam na educação básica”, comentou a coordenadora do Centro Regional de Educação (CRE), professora Luciane Bordignon.

O secretário de Educação do município de Montauri, Marcelo Boff, que participa das ações de formação de gestores há algum tempo, enfatizou a importância dessa interlocução entre Universidade e municípios da região. “Esse trabalho contribui para a melhoria da gestão da educação no município. A gestão não se faz apenas no município. Discutir educação a nível regional e trocar experiências com os professores da UPF e profissionais da educação dos municípios promove índices e propostas de educação satisfatórios a nível regional”, salientou o secretário.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) também foi tema da reunião. O Parfor é um programa do Ministério da Educação criado em 2009. Desde 2010, a UPF e a Faed vêm sistematicamente oferecendo, além das turmas regulares, o curso de Pedagogia (licenciatura) vinculado ao Parfor.

Também estiveram presentes no encontro a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, o coordenador da Divisão de Extensão, Márcio Tascheto, e a coordenadora pedagógica do Parfor, Adriana Bragagnolo. O grupo de extensão da UPF Bando de Letras e Letrinhas realizou a apresentação cultural.

Jornada Nacional de Literatura
A 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, realizadas pela UPF e pela Prefeitura de Passo Fundo, também foram apresentadas ao público presente na reunião por um dos coordenadores da Jornada, professor Miguel Rettenmaier. “A ideia é apresentar a Jornada e sensibilizar a região. Jornalizar a cidade e a região não é apenas ocupar espaços. É conclamar as pessoas a colaborarem nessa ideia e nessa dinâmica de envolvimento coletivo em um processo crescente de formação de leitores e de formadores de leitores”, ressaltou Rettenmaier.

O período de inscrições para a 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS, inicia no dia 10 de maio. Já as inscrições para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura iniciam no dia 15 de maio. Confira a programação e demais informações no site www.upf.br/16jormada.

Fotos: Natália Fávero
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 05 maio 2017 10:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop