PASSO FUNDO – Pioneira em energia renovável, BSBIOS trabalha alinhada à pauta ambiental

Postado em 03 dezembro 2020 05:53 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com 40% da matéria-prima proveniente da agricultura familiar, o presidente da empresa, Erasmo Battistella, destaca aproveitamento de 100% do grão do soja

Pioneira em energia renovável, BSBIOS trabalha alinhada à pauta ambiental

Com 40% da matéria-prima proveniente da agricultura familiar, o presidente da empresa, Erasmo Battistella, destaca aproveitamento de 100% do grão do soja

A busca pelas tecnologias sustentáveis é uma forma de conectar o agronegócio à pauta ambiental – e foi com esse pensamento que a BSBIOS se consagrou como a principal produtora de biodiesel do Brasil.

Há quinze anos, a visão do presidente da empresa, Erasmo Carlos Battistella, dava os primeiros passos para se tornar pioneira na energia renovável.

Em entrevista, Battistella relembra dos obstáculos enfrentados no início da história da BSBIOS.

“Quando começamos a estudar vimos que para entrar nesse meio é preciso ter volume, precisamos ter uma logística muito boa e precisava ter tecnologia e aí começaram os desafios. Não tinha nem uma planta construída no Brasil, então esse trabalho foi feito até 2007, quando começamos a produzir o primeiro litro de biodiesel em Passo Fundo”, conta.

Em 2008, o Brasil adicionava apenas 2% de mistura ao óleo diesel, conhecido como B2, no entanto, ao longo do tempo, o percentual acrescentado à mistura cresceu – e cresceu também a redução de poluentes e adaptação da agroindústria ao ecossistema.

“Cada ano que passa a pauta ambiental se torna mais importante, e nós, nessa ligação com o agronegócio, precisamos estar produzindo alinhados à pauta ambiental, e vamos produzir ainda mais, porque a demanda só cresce, mas sempre alinhados com o meio ambiente”, destaca o empresário.

Hoje, o Brasil trabalha com um percentual obrigatório de biodiesel de 12% (B12), mas deve chegar a 15% em 2023.

A agroindústria na região
Atualmente, a BSBIOS é responsável por 23% do PIB do município de Passo Fundo o que demonstra a importância da agroindústria à região.

“Isso é agregação de valor, geração de emprego. Trazemos benefício ao agricultor o ano todo, a gente esmaga soja 12 meses por ano, gera renda. Hoje, 40% da nossa matéria-prima é proveniente da agricultura familiar”, destaca Battistella.

“Além de produzir o biodiesel, produzimos o farelo de soja, que é base da produção animal – um aproveitamento de 100% do grão”, finaliza.

Diário da Manhã

Postado em 03 dezembro 2020 05:53 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop