PASSO FUNDO – Parque da Gare: risos se calam e abrem espaço para o canto dos passarinhos

Postado em 05 maio 2020 06:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um domingo com amigos, risadas, chimarrão e as vezes cantoria se tornou em um dia calmo, sem abraços e muito menos gargalhadas entre amigos. A praça mais movimentada de Passo Fundo, nesse domingo, 03, ecoava apenas o som das canções dos canarinhos que vivem no local.

Sendo o ponto mais procurado na cidade para um mate durante as tardes de domingo, o Parque da Gare foi temporariamente isolado, para não haver aglomeração de pessoas.

O local está fechado com fitas de isolamento que proíbe o acesso na praça. A Guarda Municipal de Trânsito auxilia na fiscalização, para evitar que pessoas possam entrar no parque. No interior do mesmo, vigilantes realizam patrulhas.

Sobre o parque:
No início do Século XX, foi construída no local uma Estação férrea, espaço considerado de maior relevância dentre o patrimônio histórico de Passo Fundo. A Estação Férrea da Gare foi apelidada pelo termo Gare, que significa estação de estrada de ferro. Após a desativação da linha férrea, foi transformado em parque na década de 1980.

No dia 22 de junho de 2016 foi entregue uma obra de revitalização do Parque da Gare. Com investimento superior a R$ 9 milhões, entre recursos do BID, recursos próprios e uma emenda do então deputado Beto Albuquerque, o novo Parque da Gare contempla um prédio para a Feira do Produtor, uma pista de skate, uma quadra poliesportiva, uma lanchonete, o anfiteatro, a revitalização do prédio histórico, do Lago da Gare e a preservação das áreas verdes, e o Prisma: Estação Cultural da Gare.(Wikipedia).

Depois da reforma, a Gare se tornou, além de um ponto turístico, o local de encontro de amigos no fim de semana. O parque, sempre cheio, é cenário de fotos e palco de artistas que se divertem cantando entre parcerias.

O ano de 2020 reservou uma surpresa nada agradável para os frequentadores da gare: uma interdição por tempo indeterminado, devido a pandemia da Covid-19.

“Estamos monitorando todos os parques e praças para que as pessoas não utilizem estes espaços. Agentes de trânsito, fiscais urbanos, Brigada Militar, força voluntária e demais órgãos de segurança compõe a Força tarefa que fiscaliza diariamente estes espaços públicos e também as demais regras, tais como o fechamento do comércio, do uso obrigatório de máscaras e do distanciamento social”, relatou à Planalto News, o secretário adjunto de Segurança Pública de Passo Fundo.

Rádio Planalto

Postado em 05 maio 2020 06:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop