PASSO FUNDO – Pacote de medidas não inclui investimentos em unidades prisionais do município

Postado em 26 fevereiro 2019 06:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Governo estadual anunciou, hoje, ações para melhorar a situação nas casas prisionais do Estado

O governo estadual anunciou, na quinta-feira (21), um pacote de medidas para enfrentar problemas ocorridos no sistema prisional do Estado neste ano.

Os anúncios foram feitos pelo vice-governador e Secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, em Porto Alegre.

As alternativas, entretanto, não incluíram investimentos em casas prisionais de Passo Fundo. Desde o ano passado, a reforma no Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF) tem uma verba aprovada no valor de cerca de R$ 6 milhões.

Outro ponto que não entrou na pauta foi a construção da penitenciária feminina no município, às margens da BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho.

Para esta, também foi disponibilizada uma verba da União há anos, mas a obra não andou devido ao processo que envolve a Caixa Econômica Federal e o próprio projeto, conforme informou o então secretário Cezar Schirmer, ainda no ano passado.

A reportagem questionou a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) sobre o andamento dos dois projetos. No entanto, através de sua assessoria, a Susepe diz que essas informações serão divulgadas após o fim da sindicância e do inquérito policial da fuga no PRPF, ocorrida em janeiro deste ano.

Novas casas prisionais
Ranolfo Vieira Júnior anunciou a criação de vagas no sistema prisional. Segundo ele, a partir de abril, será inaugurada a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, com 416 vagas; no segundo semestre, a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul será inaugurada, com mais 600 vagas.

Além disso o vice-governador reuniu-se com o Departamento Penitenciário Estadual (Depen) esta semana em Brasília, e alinhou um apoio à continuidade da construção do presídio de Guaíba, que está parada desde 2017 e tem cerca de 50% da obra concluída. Para isso, é necessário cumprir trâmites burocráticos, como processo licitatório, que possibilitarão a abertura de 672 vagas ainda em 2019.

Transferência de apenados
Foi iniciada a transferência de 350 presos da Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa) para outras casas prisionais. Em ação integrada da Susepe com a Brigada Militar, cerca de 200 presos já foram transferidos, com o intuito de liberar a Pepoa para receber presos provisórios e, assim, desafogar as delegacias de polícia. Atualmente 88 presos provisórios estão em delegacias da capital, região metropolitana e Vale dos Sinos. Com a ação, todas as delegacias serão esvaziadas.

Fugas em presídios
Para coibir as fugas nos presídios, a Susepe anunciou que serão substituídos alguns delegados regionais penitenciários. Está prevista para abril a formatura de 127 agentes penitenciários que estão em curso de formação e devem integrar a equipe das novas casas prisionais. A Susepe afirma que realiza também uma avaliação técnica das estruturas de todas as casas prisionais, em especial as que apresentaram fugas este ano.

Diário da Manhã

Postado em 26 fevereiro 2019 06:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop