PASSO FUNDO – Novo ecoponto da Prefeitura é aberto à comunidade

Projetado para receber resíduos volumosos, o novo ecoponto da Prefeitura poderá ser utilizado pela comunidade a partir desta segunda-feira (11). O espaço atende a uma das metas do Plano Municipal de Gestão integrada de Resíduos Sólidos, evitando o descarte incorreto de materiais.

O prefeito Pedro Almeida esteve no local e destacou que a iniciativa irá contribuir, sobretudo, com a preservação dos recursos naturais. “O ecoponto evitará o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios, encostas de cursos d’água, beira de estradas, logradouros, entre outros lugares que são usados para o despejo de materiais em nossa cidade, o que, consequentemente, reduzirá o impacto que tais resíduos causam quando lançados nestes locais”, salientou.

Conforme explica a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, poderão ser descartados no local restos secos da construção civil, sobras de poda e jardinagem, materiais recicláveis, móveis, óleo de cozinha e eletrônicos. “O ecoponto estará disponível para pequenos geradores efetuarem o descarte de resíduos que não podem ser depositados nas lixeiras domésticas espalhadas no perímetro urbano ou nos locais já existentes para descarte de diferentes tipos de materiais”, observou.

Após serem descartados no ecoponto, os resíduos serão destinados para locais adequados. Materiais como papelão, plástico e óleo de cozinha serão encaminhados para as cooperativas de reciclagem, contribuindo com a renda dos cooperados. Já os restos de construção civil, galhos e móveis irão para a empresa contratada pelo Município, que fará o descarte correto.

Funcionamento

O ecoponto está localizado na Rua Jacinto Vilanova, Bairro Annes, junto à fábrica de tubos da Prefeitura. Ele funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Para realizar o descarte, é preciso apresentar documento de identificação.

Rádio Planalto

Compartilhe: