PASSO FUNDO – Novembro Laranja: mais de 48 milhões brasileiros sofrem com zumbido

Postado em 02 dezembro 2019 10:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Campanha nacional visa esclarecer população paras causas, prevenção e tratamentos disponíveis, além de conscientizar e motivar profissionais da área a abraçarem a causa

O zumbido é um sintoma que pode ser desencadeado por diversas condições, entre elas internas do sistema auditivo, ou vinculadas a ele de forma indireta. De acordo com a Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação ao Zumbido (Apidiz), no Brasil, mais de 48 milhões de pessoas são afetadas por este problema. Em razão disso, novembro laranja foi criado para realizar campanhas de conscientização e divulgação do assunto.

De acordo com a médica otorrinolaringologista do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, Dra. Bibiana Fortes, o zumbido pode apresentar várias causas, por este motivo, a investigação clínica deve ser realizada por profissionais habilitados.

“Muitos pacientes que têm zumbido apresentam perda de audição. Cerca de 85% das pessoas que se queixam desse barulho, já estão com algum grau de perda auditiva. Além das doenças que envolvem diretamente o ouvido, pessoas que possuem doenças da tireoide, diabetes, problemas cardíacos, doenças autoimunes, problemas odontológicos, dieta mal controlada, muita cafeína ou açúcar assim como os pacientes que vivem sob estresse ou são ansiosos tendem a sofrer mais com zumbido.” explica a médica otorrinolaringologista do Hospital de Clínicas, Dra. Bibiana Fortes.

Caracterizado como uma percepção sonora, mesmo na ausência de estímulo sonoro externo, o zumbido pode prejudicar a rotina de sono e a concentração.

“Para muitos o zumbido é apenas um barulhinho que está ali dentro do ouvido, que não incomoda muito. Agora, para outros é um barulho ensurdecedor, irritante, que pode causar insônia, depressão e mais ansiedade, afetando muito a qualidade de vida destas pessoas.” salienta a otorrinolaringologista do HC.

O diagnóstico precoce é decisivo para a recuperação auditiva e qualidade de vida do paciente.

“O tratamento do zumbido vai depender da sua causa. Ele poderá ser simples, com a correção alimentar, tratamento psicológico, ou até mesmo com uma simples limpeza de ouvido e às vezes deverá ser um tratamento com aparelho auditivo ou aparelhos específicos para terapia do zumbido.” pontua Dra. Bibiana.

As recomendações para prevenção envolvem medidas que devem ser incorporadas à rotina, conforme esclarece a especialista.

“Cuidar da alimentação, realizar atividade física e controlar o estresse ajudam muito a prevenir o zumbido. Outra questão é que a maioria dos pacientes que têm zumbido, já apresentam perda de audição, assim recomenda-se que as pessoas cuidem do seu ouvido. Não se exponham a barulhos de alta intensidade, evitem o uso por muitas horas de fone de ouvido com som alto, usar protetores de ouvido se o trabalho tem barulho. Dessa forma evita-se uma perda precoce de audição, pois o primeiro sintoma dessa perda auditiva pode ser o zumbido.” finaliza Dra. Bibiana Fortes, médica otorrinolaringologista, que também atua como docente na Universidade de Passo Fundo e Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo.

Foto: Internet | AdobeStock
Diário da Manhã

Postado em 02 dezembro 2019 10:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop