PASSO FUNDO – Movimento Consumerista no RS é tema de documentário lançado pelo Balcão do Consumidor e pela UPFTV

Postado em 17 março 2016 07:29 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O papel do Rio Grande do Sul no Movimento Consumerista Brasileiro é o tema do documentário lançado nesta terça-feira, 15 de março, pelo Balcão do Consumidor da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) e pela UPFTV. O lançamento foi realizado na sede do Procon RS, em Porto Alegre, em data reconhecida como o Dia Internacional do Consumidor. A produção foi viabilizada por meio de aprovação de projeto junto ao Fundo Estadual de Direitos do Consumidor.

Conforme o coordenador do projeto, professor Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho, o material apresenta, em mais de 50 minutos, relatos de personagens fundamentais na história do movimento consumerista no Brasil. O enfoque é dado ao movimento no Rio Grande do Sul, estado onde foi criada a primeira associação de defesa do consumidor do país, em 1975. No filme, são contemplados aspectos jurídicos, de movimentos sociais e do sistema de defesa do consumidor.

O diretor da FD e um dos coordenadores do Balcão, professor Rogerio da Silva, e a equipe da UPFTV participaram do lançamento. O documentário será disponibilizado gratuitamente no site do Procon RS (www.procon.rs.gov.br) e do Balcão do Consumidor (balcaodoconsumidor.upf.br) nos próximos dias.

Movimento Consumerista Brasileiro
Em 2 de março, Balcão do Consumidor e UPFTV lançaram o documentário “Movimento consumerista brasileiro: 25 anos do Código de Defesa do Consumidor”. O lançamento ocorreu em Brasília, no auditório Tancredo Neves, do Ministério da Justiça, durante a 14ª Reunião Nacional da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O filme apresenta o processo evolutivo dos direitos do consumidor no Brasil a partir de depoimentos de pessoas que atuaram na defesa do consumidor e na harmonização das relações de consumo no Brasil. A produção do documentário foi financiada pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e desenvolvida pelo Balcão do Consumidor da FD/UPF e pela UPFTV, que gravaram 87 depoimentos de autores do anteprojeto do Código de Defesa do Consumidor, de representantes de Senacon, Procons, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, entidades civis e agências reguladoras, além de representantes do mercado e jornalistas.

Assista aqui ao documentário (http://www.justica.gov.br/videos/documentario-sobre-os-25-anos-do-codigo-de-defesa-do-consumidor).

(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Postado em 17 março 2016 07:29 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop