PASSO FUNDO – Menina que passou por transplante de medula óssea é surpreendida com festa de 15 anos

Postado em 08 janeiro 2019 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Eduarda Bueno Moro ganhou festa surpresa, no último fim de semana, por meio de ação voluntária do projeto Desenhando Sorrisos

O que era pra ser uma comemoração de aniversário familiar, com direito a pizzas e refrigerantes, se tornou uma noite inesquecível.

Foi com o apoio de diversos voluntários do projeto Desenhando Sorrisos que Eduarda Bueno Moro celebrou sua festa de 15 anos, em Passo Fundo, na última sexta-feira (11).

Depois de vencer um tratamento contra a leucemia e passar por um transplante de medula óssea, a menina foi surpreendida com uma festa de 15 anos, que tanto sonhava.

Num plano elaborado pela organização do projeto e com os pais da menina, “Duda” – como é conhecida – caiu direitinho na mentira para levá-la até ao restaurante onde ocorreu a cerimônia.

“Meu pai combinou da gente ir comer pizza, mas disse que a gente ia buscar um bolo antes. Quando chegamos lá, foi uma surpresa. Eu caí direitinho”, brinca a jovem que recém completou 15 anos.

“Eu adorei, achei tudo lindo. Consegui realizar meu sonho de dançar valsa com meu pai. Foi demais, maravilhoso”, relata.

A tristeza em não compartilhar o aniversário com os amigos logo terminou ao vê-los na sua festa de 15 anos, recorda uma das organizadoras da festa e também coordenadora do Desenhando Sorrisos, Melina Rodrigues.

“Nós acertamos tudo com os pais dela. Ela até estava chateada porque não iria comemorar com os amigos. Só que ela mal sabia que eles estavam aguardando ela para a festa”, conta.

Com direito a bolo de aniversário, príncipe e valsa, Eduarda teve sua noite de princesa após passar por anos de adversidades com tratamento contra a leucemia.

Além disso, enfrentou a barreira de encontrar doação de medula óssea compatível com a sua. Com o tratamento já encerrado, ela foi a primeira pessoa a receber uma festa do projeto Desenhando Sorrisos, que já havia realizado outra confraternização para pacientes que lutam contra o câncer.

“Ela não participou da primeira festa porque não era considerada paciente. Só que ela tinha uma ligação forte com o projeto. Achamos válido que ela também merecia ganhar uma festa”, afirma Melina.

DOAÇÃO DO EXTERIOR
Em 2014, Duda recebeu o transplante de medula óssea. A doação veio da França. Mas antes, a sua mãe buscou, por meio de uma gravidez, tentar com que o irmão pudesse efetuar a doação de medula óssea. No entanto, o transplante não foi possível por não apresentar compatibilidade.

“Ela acabou precisando de um doador não aparentado. Ela teve a sorte de conseguir uma medula de fora e não ter problema com transplante. Está super bem agora”, declara uma das organizadoras da festa.

DESENHANDO SORRISOS
O projeto Desenhando Sorrisos surgiu em 2014, numa iniciativa de empresárias liberais para proporcionar momentos de alegria aos pacientes que lutam contra o câncer.

Em 2016, o projeto realizou uma festa de 15 anos para seis meninas que realizavam o tratamento. No último fim de semana, Duda foi quem recebeu a festa surpresa.

Fotos: Jéssica Rosset Sammara Garbelotto

Postado em 08 janeiro 2019 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop