PASSO FUNDO – Laboratório de Engenharia Química é inaugurado

Postado em 03 maio 2017 07:12 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Novo espaço conta com equipamentos de ponta para qualificar o ensino ofertado pela UPF

Buscando qualificar ainda mais o ensino, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), inaugurou um novo laboratório. O evento de inauguração ocorreu nessa quinta-feira, dia 27 de abril, e contou com a presença do reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, do vice- reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin e do vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior.

Conforme o reitor, o novo Laboratório de Processos Químicos é mais um investimento da Universidade que possibilita melhor qualificação. “A UPF sempre teve a excelência acadêmica como propósito e não há como falarmos nessa questão se não tivermos uma infraestrutura adequada para oferecer.

Estamos inaugurando um laboratório que, com absoluta certeza, vai proporcionar a todos os alunos e professores, além de formação, a possibilidade de realizar trabalhos de pesquisa voltados ao desenvolvimento direto desses profissionais com o mercado. É uma satisfação podermos entregar mais este investimento à nossa comunidade acadêmica”, destacou.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Química, Vera Maria Rodrigues, era necessário contar com um espaço que possuísse equipamentos específicos. “Sentimos a necessidade de uma estrutura voltada para a Engenharia Química, que é um curso que iniciou em 2014 na UPF. Com a chegada de algumas disciplinas de maior especificidade que ocorrem a partir do sexto nível, vamos poder abordar essas temáticas com a excelência necessária”, explicou.

Novo laboratório
De acordo com a professora Vera, a construção do novo espaço iniciou em 2016, com a destinação de uma sala de aula para transformação em laboratório. “Optamos por criar o laboratório no mesmo prédio por causa da proximidade. Iniciamos as obras no segundo semestre do ano passado e completamos a construção civil em janeiro”, contou.

Os equipamentos chegaram na Instituição no mês de março e, na última semana, foram realizados os treinamentos dos professores e técnicos e as instalações. “O laboratório é importante porque vamos poder exercitar, aqui a faculdade, o que vamos operar depois no mercado de trabalho”, afirmou a aluna do sétimo nível de Engenharia de Alimentos Luana Dall Alba de Farias.

Equipamentos de ponta
Os equipamentos de ponta encontrados em indústrias químicas são nacionais e necessitam de conhecimento específico para operá-los. “Esse é um laboratório que trata da parte de operações unitárias e dos processos químicos, assim como a destilação, a absorção, o cálculo de reatores, a parte de catálise, entre outros assuntos. Nem todos os equipamentos serão encontrados em toda indústria química, como por exemplo, o equipamento de coluna de destilação, cujo uso é mais comum em uma refinaria de petróleo”, informou a professora.

De acordo com o diretor da Fear, professor Vagner Alves Guimarães, além dos laboratórios do Iceg e da Engenharia de alimentos que são utilizados, os alunos da Engenharia Química também terão um laboratório próprio para utilização. “Nas etapas mais avançadas do curso, os alunos precisam de um laboratório adequado para o exercício profissional, um espaço que contemple a parte dos processos químicos, daí a importância desse laboratório para a formação desses profissionais”, comentou.

Fotos Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 03 maio 2017 07:12 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop