PASSO FUNDO – Jogadores da Chapecoense participam de avaliações de força na UPF

Time se prepara para o início do Campeonato Catarinense e para as competições de 2016

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu nesta quarta-feira, 6 de janeiro, a visita de um grupo de atletas da Chapecoense. Os jogadores realizaram avaliações de força no Laboratório de Biomecânica.

O trabalho feito pelos acadêmicos teve a supervisão dos professores da Instituição Cleiton Bona e Gilnei Pimentel. As atividades envolveram aquecimento na bicicleta, testes de flexibilidade e impulsão, além de equilíbrio muscular, este último executado no dinamômetro isocinético, equipamento responsável por comparar o equilíbrio muscular entre o lado direito e o esquerdo e a força na coxa.

Em 2016, o time catarinense irá disputar o Campeonato Estadual, o Brasileirão e a Copa do Brasil. Também é possível que haja uma participação na Copa Sul-Americana. Para o fisiologista Marcos Antônio Cezar, os exames feitos na Universidade foram de suma importância. “Todo início de ano, a Chapecoense busca fazer algumas avaliações justamente para diagnosticar o estado físico dos atletas. Os resultados dos testes na UPF nos darão parâmetros interessantes para traçar uma prescrição de treinamento individualizado. Assim, vamos poder melhorar o condicionamento de cada jogador e prevenir lesões”, relata.

Segundo Bona, a parceria com o time serve como referência a nível de pesquisa e de reconhecimento do trabalho desenvolvido na UPF. “Pela primeira vez, o Laboratório de Biomecânica foi lembrado por uma equipe da série A do Campeonato Brasileiro, e, para nós, isso é uma grande satisfação. Durante o ano de 2015, desenvolvemos avaliações de alguns atletas da Chapecoense, e o fisiologista gostou dos relatórios que encaminhamos. Agora, todo o grupo, formado por trinta jogadores, irá fazer as avaliações nesta quarta e quinta-feira”, comenta. A equipe também deve ser reavaliada na metade do ano, já que o ideal é realizar os testes na pré-temporada e no decorrer das competições.

Formada por mais de 80% do elenco da temporada 2015, a Chapecoense estreia no Campeonato Catarinense no próximo dia 30 de janeiro. O jogo será contra o Internacional de Lages, em Chapecó.

Foto: Gelsoli Casagrande
(Assessoria de Imprensa da UPF)

Compartilhe: