Passo Fundo já registra mais de 200 crimes sexuais contra crianças em 2023

Postado em 22 setembro 2023 09:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Rádio Uirapuru entrou em contato com a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) para buscar informações sobre os casos de crimes sexuais nesta faixa etária em Passo Fundo. Este é um tema que preocupa a todos e, na maioria das vezes, não temos a dimensão do problema, uma vez que, os casos são investigados em sigilo para preservar as vítimas. Mesmo assim, é fundamental falar do assunto e alertar os pais e responsáveis sobre o perigo e as consequências dos abusos sexuais em crianças e adolescentes.

Conforme o delegado Mário Pezzi, em Passo Fundo tivemos neste ano, na Delegacia Especializada, 182 registros de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Já no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que fica junto a SEMCAS, dos 262 acompanhamentos neste ano, 64 são de abuso sexual.

Passo Fundo se destaca no Estado pela rede de proteção completa e com gestão plena, envolvendo o Judiciário, Ministério Público, Secretaria de Assistência Social (CREAS – Centro Especializado em Assistência Social), Defensoria Pública, Delegacia Especializada, Conselho da Criança e Conselho Tutelar com duas micros regiões que integram dez conselheiros. Mesmo assim, combater os crimes sexuais é um trabalho difícil, pois na grande maioria dos casos, os abusos acontecem dentro do lar da criança ou com pessoas muito próximas.

Conforme a especialista no atendimento de crianças vítimas de violência sexual, Karina Bona, é muito importante que os pais, responsáveis, a escola e pessoas próximas fiquem atentos ao comportamento das crianças e do adolescente. Normalmente, quando há algo errado, a vítima demonstra em pequenas atitudes que podem ser fundamentais na identificação do crime.

O primeiro sinal que a vítima de abuso dá é a mudança de comportamento. A criança passa a ficar mais agressiva, retraída, com medo, vergonha excessiva entre outros sinais. Essa mudança ocorre de forma repentina e inesperada. Outra atenção que os pais e quem convive com a criança tem que ter, são com proximidades excessivas. O crime sexual costuma ser cometido por parentes ou pessoas do convívio, como vizinhos e amigos. Por isso é fundamental ficar atento e desconfiar quando há uma proximidade muito exagerada com a criança.

As escolas também tem papel importante para identificar o crime sexual. A criança e ao adolescente que passa por abuso, tem queda de rendimento escolar e na frequência das aulas. Isso pode ser um alerta de que algo está acontecendo com a criança.

Rádio Uirapuru

Postado em 22 setembro 2023 09:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop