PASSO FUNDO – Internet das coisas auxilia na tomada de decisão no campo

Postado em 03 março 2020 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Projeto desenvolvido pela UPF foi apresentado no primeiro dia de programação da Arena Agrodigital, na 21ª Expodireto Cotrijal

Um exemplo real de como a internet das coisas pode auxiliar na tomada de decisões na agricultura. Foi isso que a Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentou no primeiro dia de programação da Arena Agrodigital, principal novidade da 21ª edição da Expodireto Cotrijal, que iniciou nesta segunda-feira, 2 de março, em Não-Me-Toque. No palco que remete aos grandes eventos de tecnologia do mundo, o professor Dr. José Maurício Fernandes apresentou um projeto piloto desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da UPF em parceria com a Embrapa, de sistema de apoio à decisão baseado em simulação em tempo real para doenças do trigo e da soja.

O projeto nasceu do objetivo de construir uma plataforma tecnológica para simular o crescimento e o desenvolvimento das culturas do trigo e da soja, considerando o impacto da giberela e da ferrugem asiática sob diferentes cenários de manejo e de condições climáticas, emitindo alertas sobre a necessidade de controle destas doenças no sul do Brasil. Para isso, foi criada uma startup que desenvolveu um dispositivo capaz de medir a temperatura e a umidade da lavoura. “Esse dispositivo faz a medição, envia os dados a um servidor que, usando modelos de simulação, dispara um alerta para um risco de epidemia dessas doenças. O agricultor só faz o controle dessas pragas se receber esse alerta”, explicou o professor.

A principal vantagem do dispositivo é a precisão nos dados e no controle dessas doenças e, principalmente, o baixo custo. “Por meio da startup, os alunos do PPGCA criaram um dispositivo eficiente que só funciona na hora de ler e enviar os dados, o que gera economia de energia. São necessários 20 dispositivos a cada 1 hectare. É um exemplo real de internet das coisas aplicada à agricultura. É uma tecnologia que,com certeza, vem para nos auxiliar a ter mais precisão nos dados e, com isso, mais precisão nas tomadas de decisões”, concluiu Fernandes.

Programação da UPF na Arena Agrodigital
Para a Arena Agrodigital, principal novidade da Expodireto 2020, a UPF preparou uma intensa programação. Além da palestra desta segunda-feira, outras quatro devem ocorrer até o fim da feira. Entre os temas que serão abordados estão inovação e empreendedorismo no agronegócio, além do lançamento do desafio tecnológico Inovagrãos 2020, que é uma parceria entre a Universidade, o Sebrae e a Embrapa Trigo.

Quem visitar o espaço da Instituição na Arena também poderá conhecer a Rede de Inovação Conecta UPF, que integra toda a estrutura de inovação da Instituição – o Parque Científico e Tecnológico, a incubadora de empresas, a Agência de Inovação e os laboratórios de múltiplo interesse de várias áreas. No espaço, a Conecta estará apresentando a estrutura e os processos de incubação e residência de empresas, as empresas incubadas e residentes e suas soluções, além de prestar orientação e mentoria gratuita a empreendedores e inventores.

Confira a programação de palestras da UPF na Arena Agrodigital:
– Terça-feira – 14h30min
Lançamento do desafio tecnológico Inovagrãos 2020 – UPF/Sebrae/Embrapa Trigo
– Quarta-feira – 14h30min
“Modelagem de Negócios Inovadores”, com o executivo da Conecta UPF Giezi Schneider
– Quinta-feira – 14h30min
“Agricultura visionária e inteligente: pesquisa e desenvolvimento”, com o prof. Rafael Rieder
– Sexta-feira – 14h30min
Bate-papo sobre “Ambientes Promotores de Inovação”, com mediação de Giezi Schneider e participação da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque e Prefeitura Municipal de Tapejara (a confirmar)

Fotos: Camila Guedes e Caroline Simor
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 03 março 2020 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop