PASSO FUNDO – Inscrições abertas para novo programa de formação docente

Postado em 24 outubro 2017 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

UPF oferece 12 opções de licenciatura no Vestibular de Verão 2018 e reforça a formação de professores como uma de suas características vocacionais.

Dados do Censo da Educação Superior mostram que o Brasil tem 7.356 cursos superiores de licenciaturas e cerca de 1,5 milhão de estudantes matriculados nesses cursos. Isso representa somente 18,9% do total de alunos no ensino superior no país. Enquanto isso, a Sinopse Estatística da Educação Básica mostra que já existe uma defasagem no número de professores em exercício no Brasil, no Rio Grande do Sul e até mesmo em Passo Fundo. É por esse motivo que, desde sua criação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem a formação de professores como uma de suas características vocacionais.

Ao todo, a UPF já formou mais de 75 mil alunos de graduação. Nesse universo, pelo menos 30 mil são professores. Com forte vínculo com a comunidade, a UPF atua diretamente em uma área de abrangência que hoje compreende mais de 100 municípios das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul e é a única Instituição de Ensino Superior a ofertar continuamente 12 cursos de licenciatura.

Para a vice-reitora de Graduação da UPF, professora Rosani Sgari, a formação continuada é um dos principais diferenciais da Instituição, reforçada especialmente pela oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, experiência que ocorre desde 1975, e de programas de pós-graduação stricto sensu, oferecidos desde 1997, em especial os cursos de mestrado e doutorado em Educação, Letras e História e de mestrado em Ciências Ambientais e em Ensino de Ciências e Matemática.

Outro diferencial destacado pela vice-reitora é a adesão da UPF, desde 2010, aos programas da Capes, para fortalecimento e valorização da educação básica: o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e o Plano Nacional de Formação de Professores da educação básica (Parfor). “O Pibid desenvolve ações em 30 escolas do município de Passo Fundo e região produzindo impactos positivos tanto nos cursos de formação quanto nas escolas atendidas”, comentou. O Parfor, por sua vez, capacitou, entre 2010 e 2017, um total de 102 professores em exercício na rede pública de educação básica.

Modelo de ensino, a UPF vem aprimorando metodologias e investindo na formação dos professores, o que mostra, segundo Rosani o compromisso com a união entre ensino, pesquisa e extensão, característica da Instituição. Na opinião da vice-reitora, esse tipo de experiência possibilita a formação integral que promove a autonomia e o protagonismo dos alunos e reforça a qualidade dos cursos oferecidos pela UPF. “Vários currículos foram reformulados recentemente, atendendo à legislação e promovendo melhorias no ensino, articulando-o com a pesquisa e com a extensão. Essas melhorias refletem em maior relação entre teoria e prática, maior articulação com a educação básica e em interdisciplinaridade”, comentou.
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e monitores/assistentes da Educação Infantil devem realizar o cadastro na nova Plataforma Freire até o dia 1º de dezembro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu, nesta semana, as inscrições para professores da educação básica e monitores/assistentes da Educação Infantil cadastrarem seus currículos na nova plataforma Freire e solicitar vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), que será lançado até o final do ano. O cadastro deve ser feito até o dia 1º de dezembro de 2017, por meio do link https://freire2.capes.gov.br. O novo programa vai atualizar o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), criado em 2009 e vigente até o momento.

O objetivo do programa é assegurar que todos os professores e as professoras da educação básica, inclusive monitores/assistentes da educação infantil, possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Os cursos são gratuitos. Para realizar o cadastro, o professor precisa estar atuando na rede pública e inscrito no Educacenso.

Segundo a Capes, a Plataforma Freire é um site que vai agregar currículos de professores da educação básica. Além de funcionar como banco de currículos – semelhante ao Currículo Lattes, a Plataforma Freire será um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire, bem como todos os demais participantes dos programas da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB):coordenadores, bolsistas, entre outros.

Essa primeira edição da oferta na Plataforma Freire abrangerá cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de especialização em Alfabetização, Educação Infantil, Matemática e Língua Portuguesa para os Anos Iniciais, Matemática para os Anos Finais e Língua Portuguesa para os Anos Finais.

Após o término do período de análise das vagas solicitadas, será extraído do Sistema o levantamento dos cursos e vagas solicitados que constarão no Edital do Profic. Esse Edital tem por finalidade selecionar as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertarão os cursos identificados nesse levantamento. A previsão é de que o lançamento do edital ocorra no primeiro bimestre de 2018, com início das atividades acadêmicas no segundo semestre. Poderão participar do Edital todas as IES públicas e privadas sem fins lucrativos.

Mais informações poderão ser obtidas junto à Secretaria do Parfor na UPF, pelo telefone (54) 3316-8296 ou por e-mail [email protected].

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 24 outubro 2017 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop