PASSO FUNDO – II Enurb discute políticas públicas e inovação no desenvolvimento urbano e ambiental na UPF

Postado em 10 novembro 2015 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Evento, que contempla o V Simpgeu e o II Sinma, será realizado de 11 a 13 de novembro e reúne acadêmicos e profissionais interessados na temática urbana

O desenvolvimento urbano e ambiental depende das políticas públicas de planejamento territorial e de implantação da infraestrutura necessária para as atividades econômicas e sociais. Por isso, há grande necessidade de conhecer e discutir quais devem ser os objetivos e como devem ser implementadas as políticas públicas nos municípios e nas cidades, para melhor atender às demandas da sociedade. A fim de propiciar esse debate, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove o II Encontro Nacional de Tecnologia Urbana (Enurb).

O evento, que contempla ainda o V Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (Simpgeu) e o II Simpósio de Infraestrutra e Meio Ambiente (Sinma), será realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro. De acordo com a professora Rosa Maria Locatelli Kalil, coordenadora geral, o encontro, promovido pela Associação Nacional do Ambiente Construído e realizado pelo curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UPF, ao trazer a experiência e o conhecimento de grandes estudiosos da área da tecnologia urbana, se torna uma oportunidade fundamental de capacitação para profissionais, estudantes e gestores públicos.

Na opinião da professora, a interação entre a produção do conhecimento nas universidades e a aplicação de tecnologias urbanas nos órgãos públicos e nas empresas é fundamental para obter inovação tanto na parte técnica quanto na gestão. “O evento será realizado em momento oportuno, pois, com o crescimento, há grande disponibilidade de recursos para aplicação em projetos habitacionais, de transporte, de infraestrutura”, afirma Rosa, destacando que esses recursos devem ser aplicados para obter a melhor qualidade, com maior economia e com inovação, e os profissionais precisam aplicar os melhores conhecimentos, e também oferecer as diretrizes sustentáveis para os gestores públicos.

Desenvolvimento urbano e ambiental
Para a coordenadora do II Enurb, a maior necessidade para o desenvolvimento urbano e ambiental é implantar uma infraestrutura sustentável, que integre o ambiente construído com o ambiente natural, de forma que o crescimento das cidades possa se fazer de forma integrada. “Para atender às necessidades da população e das atividades econômicas e sociais, é preciso construir e qualificar as estradas e vias públicas, as áreas verdes, os equipamentos comunitários e as áreas habitacionais”, declara.

Ela justifica que o tema do evento propõe pensar que os impactos de crescimento urbano e de densificação das cidades precisam ser minimizados, com projetos que respeitem a sustentabilidade ambiental e também a sustentabilidade social. “Abordaremos a temática de cidades sustentáveis, com especificidade sobre infraestrutura, transporte, habitação e, também, o modo como deve ser a formação dos profissionais para atender a essa demanda”, conclui.

Informações
As atividades serão realizadas no auditório e em salas da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I da UPF. O público-alvo do evento conjunto II Enurb, V Simpgeu e II Sinma é composto por profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia, arquitetura e áreas afins na temática urbana. Interessados podem realizar inscrição pelo site do evento, em www.upf.br/enurb. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8203.

(Assessoria de Imprensa da UPF)

Postado em 10 novembro 2015 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop