PASSO FUNDO – Homeopatia na Agricultura foi tema de palestra na UPF

Postado em 20 abril 2017 07:01 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Evento ocorreu em memória a bióloga Rachel Carson e foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e pelos programas de pós-graduação em Agronomia e em Ciências Ambientais

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu na última quarta-feira, dia 12 de abril, uma palestra sobre “Homeopatia na agricultura: possibilidades e potencialidades. A palestra fez parte do evento “Tributo à Rachel Carson”, promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e pelos programas de pós-graduação em Agronomia (PPGAgro) e em Ciências Ambientais (PPGCiAmb).

A palestra que ocorreu no auditório da Biblioteca Central, Campus I da UPF, foi proferida pelo engenheiro agrônomo professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Carlos Moacir Bonato, que trabalha a muitos anos na área de homeopatia em plantas. “É como uma analogia de como é feito com a homeopatia humana. Nós fizemos alguns experimentos em plantas e vimos que as plantas respondiam a homeopatia da mesma forma que os humanos e animais respondiam. Então começamos uma serie de experimentos e hoje temos 17 anos de experiência”, explicou.

Homeopatia na agricultura
É possível a resolução de problemas na agricultura através da homeopatia, contudo segundo o professor Bonato, é importante que se busque compreender seus princípios. Dessa forma ela pode atuar no controle de pragas, no princípio ativo em plantas, possibilitando o melhor crescimento e produtividade. “Existe um sintoma com uma medicação, os dados são coletados e quando a planta manifesta alguma doença, ou ser humano ou animal com os mesmos sintomas que a planta produz, nós podemos utilizar o tratamento. Tratamos não só o sintoma e sim o todo, então a homeopatia não vê a doença e sim o doente, então por isso o sucesso”, disse.

De acordo com Bonato, há inúmeras pesquisas com resultados práticos da utilização da homeopatia. Sendo que para difusão do conhecimento há falta de profissionais capacitados no mercado. “Tem uma região do Oeste do Paraná em que a agricultora produz todo o ciclo da soja, só com homeopatia e relatou que teve um décimo do custo que teria, se tivesse que usar os agrotóxicos normais. No Brasil estão faltando até profissionais nessa área, porque é um mercado enorme e são poucos que tem o domino”, destacou.

Aluno UPF
Carlos Moacir Bonato estudou na Universidade de Passo Fundo e hoje é uma referência sobre a pesquisa na homeopatia. “Entrei em 1987 e sai em 1992 da UPF, é muito bom você voltar com outras perspectivas e ver que a universidade cresceu, está bonita e está com os mesmos valores que havia quando estávamos aqui. Fiquei muito feliz de estar aqui em Passo Fundo novamente”, relatou.

Tributo à Rachel Carson
Na última sexta-feira, 14 de abril, completaram 53 anos da morte da bióloga ambientalista Rachel Carson. De acordo com a engenheira agrônoma e professora dos Programas de Pós- Graduação, Cláudia Petry, a palestra buscou homenagear a bióloga que que produziu a obra clássica “Primavera Silenciosa”. “A Rachel Carson marcou um movimento ambientalista mundial, no passado estávamos sem saber o que estava acontecendo com a aplicação de produtos químicos na atmosfera. Foi ela quem fez o alerta, tanto é que a partir dali mudou tudo, sendo criada a agência norte-americana de meio ambiente. Por isso precisamos lembrar, porque estamos novamente sendo enganados”, explicou.

A necessidade de reflexão sobre os alimentos que ingerimos e o combate as doenças, com o objetivo de ofertar a população uma alimentação e vida mais saudável, faz com que novas técnicas sejam criadas. “O DDT na época dela matava na hora, hoje não, estamos adoecidos cronicamente por isso precisamos parar para pensar. A obra dela se chamava “Primavera Silenciosa”, porque não havia pássaros, nem som, de tanta morte. Mesmo assim a Rachel conseguiu escrever o livro e depois morreu de câncer, sentindo na pele o que sofreu uma geração”, destacou.

Fotos Jéssica França
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 20 abril 2017 07:01 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop