PASSO FUNDO – Hemopasso registra baixa nos estoques

Postado em 05 fevereiro 2018 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Coleta de sangue precisa aumentar bastante até o feriadão de Carnaval. Instituição oferece dias com horários integrais para doação

O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) já iniciou o planejamento para o feriadão de Carnaval, daqui a aproximadamente 15 dias. Com baixo estoque de sangue do tipo O+ e com grande necessidade de produção de plaquetas, a instituição visa maior coleta nos próximos dias para conseguir abastecer os estoques – que muitos se encontram praticamente vazios.

Nessa quarta-feira (31), o Hemopasso atendeu em horário integral, num projeto que visa que toda última quarta-feira do mês, a casa de coleta abrirá num turno maior para possibilitar horário alternativo para aqueles que não possuem tempo no horário regular semanal – das 8h às 13h30min. A ideia é que o horário integral – das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h – também funcione em 8 de fevereiro, com foco para o feriado.

De acordo com a coordenadora de captação de sangue do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, o objetivo é que a produção cresça para as proximidades do Carnaval. Atualmente, o número de doadores registrado é abaixo da metade do necessário, entre 50 e 70 doadores. “Vamos ter um feriado longo e precisamos produzir bastante plaquetas, que são utilizadas pelos pacientes que têm leucemia ou fazem tratamento de quimioterapia, entre outros. Eles não fazem feriado, precisam continuar usando. E a plaqueta tem validade curta, de cinco dias”, explica.

Segundo Alexandra, a demanda de atender 139 municípios da região também pesa quando o estoque garantido é baixo. “Estamos com quadro bastante crítico de O+ e O-. Além disso, temos a demanda regional. Nesse período de janeiro, o transporte dos doadores de outros municípios não é feito pelas Prefeituras em razão das verbas e do planejamento. Então tem essa dificuldade de doadores de outras cidades virem até Passo Fundo”, revela. “Pedimos o apoio da comunidade, sabemos que a população é extensa. Todo mundo consegue organizar uma hora do seu dia para fazer o bem e salvar a vida de um paciente que está no hospital. Pedimos que as pessoas possam fazer a doação, que as empresas mobilizem seus funcionários de maneira organizada para colaborar”, solicita a coordenadora.

Sem coleta externa neste início de ano

O ônibus que realiza coleta externa na região também não está rodando neste início de ano. A expectativa é que ele retorne em março deste ano. No ano passado, o Hemopasso conseguiu realizar 25 coletas em diferentes municípios da região.

O que precisa para doar

Estar com boa saúde; dormir pelo menos seis horas e estar descansado; levar documento com foto; pesar mais de 50kg; ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido até os 60 anos (menores de 18 anos podem doar desde que estejam acompanhados dos pais ou com autorização registrada em cartório); respeitar os intervalos de doação (mulheres têm limite de 90 dias e homens em até 60); não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não ser portador de doença crônica ou alérgica; não estar com nenhuma infecção no momento da doação, nem mesmo resfriado; nunca ter tido hepatite ou doença de chagas; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h antecedentes à doação; mulheres: não estar grávida ou amamentando; homens: não ter doado sangue nos últimos 60 dias; não ter parceiros sexuais com história de doenças sexualmente transmissível (Aids, Sífilis etc.).

Atendimento

O Hemopasso atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30min. Para agendar a doação de sangue, basta entrar em contato pelos telefones (54) 3311-5555 ou 3311-1427. O Hemopasso é localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055.

Diário da Manhã

Postado em 05 fevereiro 2018 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop