PASSO FUNDO – Hemocentro atende 147 municípios da região

Postado em 27 novembro 2019 06:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No Comando Popular desta segunda-feira (25), o comunicador Patric Cavalcanti conversou com a coordenadora de doação do Hemocentro de Passo Fundo, Alexandra Mazzoca, sobre o Dia Nacional do Doador de Sangue.

São 147 municípios e 43 hospitais da região que recebem as doações feitas no Hemocentro, por isso é tão importante a colaboração de todos os doadores para atender toda a demanda.

“Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, se 3% da população fosse doador voluntário duas vezes ao ano, ou seja, a cada seis meses, nenhum banco de sangue no país teria problema em relação ao estoque”, informou Alexandra.

“A nossa meta é sempre tentar conscientizar a população de que, duas vezes ao ano fazendo a doação, já basta para que a gente consiga abastecer os estoques”, disse a coordenadora.

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para nos lembrarmos e promovermos esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. Ressalta-se que, na semana do 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Horário de Atendimento – Hemocentro de Passo Fundo
De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30, sem fechar ao meio-dia.

Doadores devem fazer o agendamento através do telefone (54) 3311-1427.

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1055 – Centro.

Pergunta e respostas sobre doação de sangue
É seguro doar sangue?
Sim, doar sangue é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.

Quanto tempo dura a doação de sangue?
O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos.

Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?
O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

É necessário estar em jejum para doar sangue?
O doador não deve estar em jejum de nenhuma forma, pelo contrário, deve estar alimentado e descansado, evitando alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação.

O que é feito com o sangue doado?
Após a coleta, a bolsa de sangue é separada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas. Uma única unidade doada pode beneficiar até quatro vidas.

Qual benefício em doar sangue?
O benefício para o doador é a satisfação de ajudar pessoas que não têm outra opção para a saúde – a não ser o sangue doado – e dependem de pessoas solidárias para seguir com a vida.

O que é sangue raro?
Sangue raro é um sangue com característica específica de baixa frequência na população e, algumas vezes, pode ser uma característica familiar.

Quem doa sangue tem atestado médico?
O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Serei avisado(a) se houver alteração no resultado dos exames com o sangue que doei?

Sim, o doador será comunicado em caso de alteração nos resultados dos exames realizados para orientação e/ou coleta de nova amostra.

É preciso documento de identidade para doar sangue?
Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto expedido por órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.

Com informações do Portal saude.gov.br

Postado em 27 novembro 2019 06:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop