PASSO FUNDO – Faculdade de Direito é pioneira a realizar uma competição de júri simulado no RS

Postado em 25 outubro 2019 06:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A final do I Concurso de Júri Simulado ocorre nesta quinta-feira, 24 de outubro

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) inova mais uma vez e promove o I Concurso de Júri Simulado, que ocorre de 22 a 24 de outubro, no prédio da FD. Oito equipes disputam a competição, quatro delas atuando na defesa e outras quatro na acusação. A atividade também abrange jurados, que são os avaliadores da competição, formados por acadêmicos do curso de Psicologia, promotores, criminalistas e juízes da comarca de Passo Fundo e região. Os processos julgados na competição são casos reais.

A competição realizada na UPF é baseada no Concurso de Júri Simulado realizado neste ano em Porto Alegre, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RS, do qual a FD foi uma das instituições participantes. “É a primeira Faculdade de Direito do estado que faz um certame nessas condições. Sempre realizamos júri simulado, mas é a primeira vez que realizamos em forma de competição. Trouxemos esse know how a partir da Escola Superior de Advocacia, que, em julho, promoveu o primeiro concurso estadual. A equipe de acadêmicos da UPF aprendeu a disputa e resolveu fazer uma interna na Universidade, com o apoio da Escola de Criminalistas e da ESA”, explica o coordenador da atividade, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto.

Os acadêmicos de Direito, que formam a defesa e a acusação, serão avaliados por um conselho leigo e outro técnico. “O Tribunal de Júri real é composto por sete leigos da comunidade. Nós fizemos um pouco diferente. Há dois conselhos de sentença. O conselho leigo é composto por três acadêmicos do curso de Psicologia e o técnico é formado por um magistrado de carreira das comarcas de Passo Fundo e região, um promotor de justiça e um criminalista. E esses conselhos avaliarão as equipes”, esclarece o coordenador do evento.

A atividade envolve diretamente quase 70 acadêmicos de Passo Fundo e dos demais campi da UPF. Os júris ocorrem nas salas de aula, simulando a disposição do espaço real de um júri real. A iniciativa é aberta para os demais acadêmicos assistirem. “Esse formato de júri simulado estabelece uma disputa sadia, e selecionamos sete processos na prática. O Tribunal do Júri é um espaço democrático do processo penal que julga crimes dolosos contra a vida, como homicídios, abortos e qualquer tipo de instigação ao suicídio. A grande final será um caso sobre suicídio, um caso muito raro de acontecer”, destacou Pereira Neto.

Diferencial na vida acadêmica e profissional
O júri simulado é uma experiência de grande valia para o processo de formação dos acadêmicos de Direito. “Nós entendemos que, para os nossos estudantes estarem prontos para o mundo profissional, eles precisam desenvolver habilidades e competências. E são esses projetos inovadores que fazem uma verdadeira universidade. Estamos felizes porque a Faculdade de Direito mais uma vez inova e traz um projeto que certamente se tornará uma tradição”, enfatiza o coordenador da atividade.

A área do Direito envolve muita teoria e, nesse sentido, as atividades práticas trazem uma vivência que farão a diferença na vida dos futuros operadores do Direito. “O Júri Simulado é uma atividade que, além de trazer um contato com seus colegas, traz a vivência de um Tribunal de Júri, faz sentir os nervos à flor da pele e te faz perceber que tem uma pessoa que depende da tua atuação em plenário. Imagine você se formar e ser contratado para um júri sem nunca ter feito isso na prática. Então, essa atividade é um dos diferenciais da Faculdade de Direito da UPF”, observa uma das participantes do júri simulado, a acadêmica Bruna Paludo.

Final será nesta quinta-feira (24)
Na terça-feira (22), foi realizada a primeira etapa da competição com quatro júris simultâneos. Nesta quarta-feira (23), ocorrem as semifinais, com as quatro equipes que venceram a etapa anterior: Sarandi 01 X Carazinho e Passo Fundo Manhã 01 x Passo Fundo 02. A final será nesta quinta-feira (24), com as duas equipes que passarão nas semifinais. As equipes campeã e vice serão premiadas com um curso EAD na área do Tribunal de Júri pela ESA e Escola de Criminalistas. O vencedor também representará a Faculdade de Direito no segundo concurso estadual, cujo campeão participará da etapa federal do concurso.

Fotos: Natália Fávero
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 25 outubro 2019 06:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop