PASSO FUNDO – Evento realizado na UPF discute desenvolvimento urbano e ambiental

Programação do Encontro Nacional de Tecnologia Urbana (Enurb) segue até sexta-feira (13/11)

Políticas públicas e a inovação no desenvolvimento urbano e ambiental é o tema principal do II Encontro Nacional de Tecnologia Urbana (Enurb), que contempla também o V Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (Simpgeu) e o II Simpósio de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sinma). Os eventos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/Fear/UPF) e pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac). A cerimônia de abertura foi realizada na noite de quinta-feira (11/11) e a programação segue até sexta-feira (13/11).

A programação congrega pesquisadores e profissionais da área técnico-científica que, de algum modo, se relacionam com tecnologia e gestão urbana, permitindo a atualização de conhecimentos e a discussão dos avanços mais recentes na área.

A coordenadora geral, professora Rosa Maria Locatelli Kalil, destaca que o evento traz a experiência e o conhecimento de grandes estudiosos da área da tecnologia urbana, sendo uma oportunidade fundamental de capacitação para profissionais, estudantes e gestores públicos. “É uma temática atual, porque hoje a maioria das pessoas vive em cidades. As políticas públicas direcionadas às cidades, muitas vezes, não são compreendidas pelos gestores. Todos os profissionais da engenharia e arquitetura que trabalham na construção das cidades precisam pensar numa possibilidade mais sustentável para que a perspectiva futura possa ser de inovação e de qualidade de vida”, ressalta a professora.

Para o desenvolvimento urbano e ambiental, é necessário implantar uma infraestrutura sustentável, que integre o ambiente construído com o ambiente natural, de forma que o crescimento das cidades possa se fazer de forma integrada. “Esse evento representa uma conquista, que foi conseguida ao longo desses anos. Tanto o Enurb quanto o Simpgeu e o Sinma procuram contribuir, considerando a natureza sistêmica das cidades. Dessa forma, contribuem para um planejamento de gestão urbana com mais eficiência e eficácia”, ressalta a coordenadora do Grupo de Trabalho Urbano da Antac, Angela Maria Gabriella Rossi.

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza salienta que a Universidade é uma instituição preocupada com essas questões e também enfatizou a importância de a UPF receber esses eventos. “A difusão desses conhecimentos é importante para os profissionais que já atuam no mercado, mas também para os alunos que estão em formação acadêmica para que tenham uma consciência maior da necessidade de termos um ambiente mais saudável para o futuro do nosso planeta”, salienta o reitor da UPF.

Também participaram da mesa durante a cerimônia de abertura a vice-reitora de Graduação da UPF Rosani Sgari, o representante da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) Gerson Luís Trombetta, o coordenador do PPGEng/UPF Pedro Prietto, o diretor da Fear Vagner Alves Guimarães, a secretária municipal de Planejamento Ana Paula Wickert e o representante da Antac Alex Kenya Abiko. A Big Band Comunitária da UPF, projeto ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), realizou a apresentação cultural da noite.

Conferência de abertura
O tema da conferência de abertura foi “Inovação, sustentabilidade e tecnologia urbana”, ministrada pelo palestrante PhD. Luís Manuel Bragança Miranda Lopes, da Universidade do Minho de Portugal. Lopes falou sobre os princípios e os critérios para avaliação das questões de sustentabilidade, além de apresentar exemplos de ações já praticadas. “Temos que ter um equilíbrio entre as questões ambientais, socioculturais e econômicas. Encontrar o equilíbrio nas diversas vertentes do desenvolvimento sustentável. O principal é nos determos nos princípios da sustentabilidade, da ética, e de todos os demais princípios que conduzem o cidadão a ter uma melhor qualidade de vida”, enfatiza o palestrante.

Informações
As atividades estão sendo realizadas no auditório e em salas da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I da UPF. A programação completa e demais informações podem ser obtidas no site do evento (www.upf.br/enurb).

(Universidade de Passo Fundo da UPF)
Foto: Natália Fávero

Compartilhe: