PASSO FUNDO – Egressa da UPF será homenageada pela Defensoria Pública do Estado

Cleomir de Oliveira Carrão, da turma de 1971 do curso de Direito, dará nome ao prédio-sede da Instituição, em Porto Alegre

O prédio-sede da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS) se chamará “Defensora Pública Cleomir de Oliveira Carrão”. O nome é uma homenagem ao trabalho desempenhado pela ex-Defensora Pública-Geral, que é egressa da turma de 1971 do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). A decisão da homenagem, proposta pelo Defensor Público-Conselheiro Miguel Seadi Júnior, foi deferida em reunião extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDPE), neste mês de janeiro.

A homenagem é uma forma de enfatizar o trabalho desempenhado por Cleomir, que faleceu em 2013, e foi considerada uma das maiores lideranças da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme informações da Defensoria Pública, divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social da Instituição, Cleomir de Oliveira Carrão nasceu em 17 de janeiro de 1943. Foi professora do curso de supletivo entre 1974 e 1975. Em 1978, prestou serviços à Justiça do Trabalho como oficial de Justiça. Foi nomeada como assistente judiciária em 1982, na Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Em 1991, foi designada para exercer a função de Coordenadora da Unidade de Assistência Judiciária na PGE e, em 1994, foi declarada transposta Defensora Pública.

Em 1998 foi nomeada para integrar o Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDPE). Em 1999, foi nomeada Subdefensora-Geral da DPERS, designada a presidir a Comissão do 1º Concurso para carreira de Defensor e também foi nomeada como Defensora Pública-Geral do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2006, atuou no antigo Departamento Administrativo. Em 2009 passou pelo 2º Grau de Juridição e Tribunais Superiores. Em 2010, atuou na 1ª Defensoria Pública Criminal de 2º Grau. Também foi Presidente da Associação dos Defensores Públicos (ADPERGS). Aposentou-se em 2012. Faleceu em 30 de junho de 2013, em Porto Alegre.

(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)

Compartilhe: