PASSO FUNDO – Diversão e conhecimento marcam domingo no Campus da UPF

Postado em 20 outubro 2015 07:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Atividade realizada neste dia 18 de outubro contou com a presença da comunidade, que participou da Mateada do Pibid, do Espaço UPF, da Mad Session e da Adventure Race

Das leis da Física à era jurássica, passando pelo Halloween e pelo Dia de Mortos, pela contação de história, por jogos e brincadeiras antigas, corda, bambolê, slackline e tirolesa, exposições e intervenções culturais, tudo acompanhado de boa música e muita animação. Arte e diversão aliadas ao conhecimento prático marcaram o Domingo no Campus, uma atividade promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF) nesse dia 18 de outubro. O Domingo no Campus contemplou diferentes atividades com o Espaço UPF; a Mateada do Pibid, com participação de diversos cursos; a Mad Session, com competições de longboard, skate street e spedd; e o Adventure Race, todas ações desenvolvidas no Campus I da Universidade.

Presente na atividade, a Vice-Reitora de Graduação Rosani Sgari destacou a participação ativa da comunidade. “Sabemos que a relação afetiva da UPF com a comunidade e da comunidade com a Universidade é intensa. É uma relação de amizade e paixão. Aqui tem vida. Onde tem vida, tem pessoas. E onde tem pessoas, tem conhecimento”, ressaltou. Para Rosani, a participação de acadêmicos bolsistas do Pibid na atividade representa a inserção da UPF na comunidade, a estreita relação que tem com as escolas e o compromisso com a formação de professores.

A exposição de biodiversidade do curso de Biologia e os testes de Física chamaram a atenção da pequena Gabriela Dalbosco, de 9 anos, que esteve no Domingo no Campus acompanhada da família. “É tudo muito legal, são muitas atividades e estou aproveitando”, disse ela. Aventureiro, Pedro Lucas Laner Fagundes, de 4 anos, aproveitou a oportunidade para fazer slackline e divertir-se com as brincadeiras. “Já brinquei de dinossauro, de carrinho e caminhei na corda”, contou.

Mateada do Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) promoveu uma série de atividades na Mateada do Pibid, dentre elas atividades lúdicas e físicas, com jogos interativos promovidos pelo curso de Educação Física; jogos infantis e educativos pelo curso de Pedagogia; contação de histórias com o curso de Letras; as cabines do pensar do curso de Filosofia; além da participação dos cursos de Matemática, Física, Biologia, Artes Visuais, Música e o Bookcrossing, com troca de livros.

A coordenadora institucional do Pibid da UPF, professora Marlete Diedrich, destacou que foram mais de 10 projetos representados com atividades que são desenvolvidas pelos acadêmicos bolsistas em escolas. Ao todo, a Mateada do Pibid reuniu mais de 50 atividades e cerca de 150 dos 300 bolsistas do programa.

“O principal objetivo é mostrar o que o projeto tem conquistado dentro dos espaços educacionais. Estamos nas escolas públicas e lá desenvolvemos muitos trabalhos, no entanto, essas ações ficam restritas às escolas e trazendo para esses espaços, a comunidade também conhece. O grande objetivo é compartilhar”, enfatizou.

A acadêmica do quinto nível de Pedagogia, Angela Gomes, conta que o grupo apresentou brincadeiras que são desenvolvidas nas escolas, para que as crianças da comunidade pudessem conhecer. “Tivemos atividades e jogos interativos, como xadrez jogos de elástico e brincadeiras mais antigas que desenvolvem a coordenação motora das crianças. É uma oportunidade para que conheçam esses jogos mais antigos”, apontou ela.

Adventure Race
No domingo, a tirolesa foi uma das atrações para as crianças e o slackline desafiou os participantes do Domingo no Campus. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Adventure Race, estiveram mountain bike, remo, navegação com mapa, corrida de aventura, trekking, rapel e escalada, estas desenvolvidas ainda no sábado em todo o Campus.

Mad Session
Enquanto a Mateada do Pibid era realizada em frente ao Centro de Convivência da UPF, a ladeira junto ao prédio do Direito e ao Cetec recebia as competições de skate Longboard, skate Street e Speed. De acordo com Leonardo Toazza, da Mad Boards, empresa organizadora das competições, o evento teve o intuito de difundir e incentivar a cultura do skate. Cerca de 30 skatistas participaram de cada uma das competições.

Foto: Alessandra Pasinato
(Assessoria de Imprensa da UPF)

Postado em 20 outubro 2015 07:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop