PASSO FUNDO – Discutindo e valorizando o folclore

Postado em 03 maio 2017 07:11 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Congresso Internacional de Folclore acontece de 20 a 27 de maio, com programação composta por palestras, oficinas e espetáculos com participantes da América e da Europa

Discutir e valorizar o folclore. Foi a partir desse objetivo que, em 2015, aconteceu a primeira edição do Congresso Internacional de Folclore. Itinerante, o evento partiu de uma iniciativa da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e do Grupo de Danças Folclóricas da Universidade de Passo Fundo (UPF), e, em 2017, chega à sua segunda edição. Entre os dias 20 e 27 de maio, Passo Fundo e região recebem uma programação composta de palestras, oficinas e espetáculos de folclore dos países participantes, da América e da Europa.

O responsável por pensar inicialmente o Congresso foi o professor da UPF Gustavo Maias. Os mais de 20 anos como voluntário do Festival Internacional de Folclore, realizado a cada dois anos em Passo Fundo, fizeram com que a paixão pela causa crescesse cada vez mais. Aliado a isso, o trabalho como coordenador do Grupo de Danças Folclóricas da UPF desde 2012 e como professor da disciplina na Faculdade de Educação Física foram os maiores motivadores para que, junto à UPF, criasse um evento para debater, divulgar e valorizar a questão folclórica. “A proposta do evento é valorizar ainda mais o que Passo Fundo sabe fazer muito bem: valorizar sua cultura e a cultura de quem vem aqui divulgá-la”, destaca o professor e coordenador do evento, ressaltando a relação do Congresso com o Festival de Folclore. “Digo que o Congresso é um filho do Festival. Nasceu em função dele”, diz.

Divulgando a cultura
Ao contrário do Festival de Folclore, em que grupos folclóricos vêm a Passo Fundo, no Congresso, apenas um casal de cada país é convidado. “Eles pertencem a grupos de danças folclóricas de seus países e, aqui, apresentam sua cultura por meio de palestras, oficinas e apresentações artísticas”, explica o professor.

Neste ano, entre os destaques da programação, está a presença da coreógrafa e codiretora do Ballet El Trebol, da Argentina, Graciela Pons. Em seu currículo, Graciela tem participações em oficinas, cursos, congressos, seminários em diferentes universidades do mundo, assim como em espaços culturais na América Latina e no Caribe. Ela também é presidente da comissão de cultura do CIOFF e atualmente exerce a vice-presidência da secção Nacional, na Argentina.

Além dela, há também representantes de outros países da América Latina e também da Europa. “A primeira edição do Congresso foi realizada com países da América. Nesta edição, realizamos um evento mais internacional e, além dos países da América Latina, estará aqui um casal da Polônia e ainda há possibilidade de contarmos com a participação de um casal vindo da Turquia”, conta.

Como participar
Segundo Maias, o Congresso Internacional de Folclore é direcionado à comunidade escolar do município e à comunidade em geral. Gratuitos, os espetáculos, as palestras e as oficinas e serão realizados no Teatro do Sesc, no Bella Cittá Shopping e no ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF.

Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas junto à Divisão de Extensão da UPF, no telefone (54) 3316-8371.

Programação em Passo Fundo

Quarta-feira – 24/05
Visitas oficiais: Reitoria e Prefeitura
19h30min – Abertura do Congresso – Teatro do Sesc

Quinta-feira – 25/05
10h – Apresentações em escolas municipais
14h – Apresentações em escolas municipais
Apresentação na UPF Idiomas
19h – Apresentação no Bella Cittá Shopping

Sexta-feira – 26/05
9h – Conferências: apresentações de aspectos culturais dos países (15 minutos cada) – Sesc
14h – Apresentações em escolas particulares
19h – Apresentação no Bella Cittá Shopping

Sábado – 27/05
9h – Palestra: aspectos culturais dos países e apresentação de casais – Ginásio da FEFF
20h – Jantar de encerramento – Clube Juvenil

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 03 maio 2017 07:11 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop