PASSO FUNDO – Coordenador de Saúde afirma que principal dificuldade para ampliar os leitos de UTI Covid são os recursos humanos

Postado em 21 julho 2020 10:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O maior nível de ocupações de UTI’s gerais em nossa região e em Passo Fundo foi registrado no início da tarde de ontem (20). Os 24 hospitais que compõe a região tem ao todo 148 leitos de UTI, sendo que destas, 131 estão ocupadas, o que representa 89% de ocupação. Destas internações, 67 pacientes não estão no hospital devido ao coronavírus, no entanto, 28 estão com suspeita do vírus ou devido a síndrome aguda respiratória grave. Em Passo Fundo, o cenário é mais grave do que na média regional. Há 124 leitos de UTI’s gerais, sendo que destes, 111 estão ocupados neste momento, o que representa praticamente 90% de ocupação. Estes dados são atualizados de hora em hora pelo Governo do Estado.

Em entrevista na Uirapuru, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marcelo Pacheco, explicou que vem acompanhando diariamente a evolução de casos na região e a ocupação hospitalar. A coordenadoria vem trabalhando junto aos municípios a expansão do número de UTI’s para tratar a covid-19, porém o coordenador pede que a população faça a sua parte visando desacelerar a transmissão do vírus na região. Pacheco frisou que a principal dificuldade para ampliar a rede de atendimento são os recursos humanos. Muitos profissionais estão afastados de suas funções e o Estado não está conseguindo formar equipes para trabalhar nos novos leitos.

O coordenador lembrou ainda que as demais doenças seguem acontecendo e outros pacientes também precisam de leitos. Disse que em caso de esgotarem os leitos em Passo Fundo, o Estado redireciona os pacientes para outras cidades que possuam vagas.

Rádio Uirapuru

Postado em 21 julho 2020 10:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop