PASSO FUNDO – Conselho Municipal de Saúde recomenda lockdown no município

Postado em 16 junho 2021 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Carta encaminhada à Prefeitura elenca orientações para tentar conter a disseminação da Covid-19, que já vitimou 340 passo-fundenses só neste ano – poder público afirma que vai analisar possibilidade de novas medidas

Em reunião realizada no último dia 8 de junho, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) elaborou uma carta de recomendações destinada ao Executivo Municipal, com medidas para conter o avanço da pandemia de Covid-19 em Passo Fundo.

O conselho, que atua na formulação de estratégias e execução de políticas públicas de saúde, elenca oito orientações em documento que foi encaminhado à Prefeitura na sexta-feira (11).

Um lockdown de duas semanas está entre as sugestões “diante do aumento de pessoas infectadas pelo coronavírus e inexistência de leitos disponíveis nos hospitais”, conforme se lê na carta.

Para a coordenadora do CMS, Leonilde Zamuner, conter a disseminação seria possível somente com restrições mais rígidas e distanciamento. “Passo Fundo é um polo, aqui fica no centro de todo o Estado, com ônibus que vem de todo o lugar, sem controle de verificação. Temos uma nova cepa do vírus, a Delta, que é mais contagiosa, e temos visto um grande número de perdas”, afirma.

“Ano passado tivemos 222 óbitos pela doença. Este ano, nós temos 340 mortes em cinco meses e meio. Só nesse período temos quase o dobro das vidas perdidas em 2020”.

As demais recomendações incluem reforço às medidas de vigilância sanitária na rodoviária, ajudas às famílias afetadas economicamente pela pandemia e maior qualificação da fiscalização em empresas e estabelecimentos.

Em contato com a Prefeitura de Passo Fundo, a informação é de que o Município avalia a carta e deve responder nos próximos dias. No entanto, para o momento, não há previsão de novas medidas restritivas.

Atualmente, a cidade opera com protocolos gerais determinados pelo governo do Estado, como uso de máscara e teto de ocupação, além de medidas regionais, como a limitação no horário de funcionamento dos serviços não essenciais.

Região em alerta
Desde 20 de maio, a região Covid de Passo Fundo opera no nível de “Ação”, conforme sistema de monitoramento do Governo do Estado.

O índice indica a necessidade da adoção de medidas mais contundentes para tentar frear a disseminação do vírus, uma vez que o território opera com 100% de ocupação dos leitos de UTI e mais de 4 mil casos da doença confirmados nos últimos sete dias.

Na sexta-feira passada, o Gabinete de Crise (GT) do estado se reuniu com prefeitos da região, ocasião em que a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, reiterou a necessidade de adotar “protocolos obrigatórios mais restritivos, objetivando justamente diminuir o número de casos, a taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos”, uma vez que o GT entende que as medidas adotadas no plano de Ação da região não estão sendo eficazes na diminuição do contágio pelo coronavírus.

Diário da Manhã

Postado em 16 junho 2021 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop