O professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade
de Passo Fundo (IFCH/UPF), Adelar Heinsfeld, está lançando o seu novo
livro, intitulado “O Barão e o Cardeal – Rio Branco e a conquista do
cardinalato para o Brasil”. A obra aborda como o Barão do Rio Branco, na
condição de ministro das Relações Exteriores, agiu para que o Brasil
conquistasse em 1905, o primeiro cardinalato da América Latina.
Além disso, o autor procura mostrar que essa conquista não foi um ato
isolado, pois fez parte de um projeto maior de Rio Branco: a busca de
prestígio internacional para que o Brasil conquistasse a liderança e a
hegemonia na América do Sul. Prova disso, segundo Heinsfeld, é que
outros países da região também estavam empenhados em conquistar um
assento no Sacro Colégio para um dos seus religiosos.
A trajetória da relação entre política e religião no Brasil colonial e
imperial, as várias tentativas, junto à Santa Sé, para a obtenção de um
cardeal, até chegar o momento em que Rio Branco se empenha para que o
Brasil atingisse aquela meta, suplantando a concorrência direta,
representada pela Argentina e pelo Chile, também são questões retratadas
no livro.
“O Barão e o Cardeal – Rio Branco e a conquista do cardinalato para o
Brasil” é destinado a historiadores, estudiosos da história e demais
interessados que desejam saber mais sobre a história da Igreja Católica
no Brasil. A obra pode ser adquirida pelo site
https://clubedeautores.com.br/book/138448–O_BARAO_E_O_CARDEAL, e em
breve também junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF
(PPGH/UPF), no Campus I.
Sobre o autor
O professor Adelar Heinsfeld possui pós-doutorado na Pontificia
Universidad Católica de Chile (2013) e doutorado em História pela PUC-RS
(2000). É mestre em História e graduado em História e em Estudos
Sociais. É docente do quadro permanente do PPGH/UPF e atua na área de
História, tendo como áreas de interesse história do Brasil e da América
Latina, relações internacionais, geopolítica, história regional e
historiografia e política internacional.
(Assessoria de Imprensa – UPF)