PASSO FUNDO – Compartilhamento de experiências marca Acampamento da Criança com Diabetes

Crianças com diabetes de vários municípios da região, acompanhadas dos pais, estão reunidas no Campus I da UPF até domingo

O diagnóstico da diabetes em crianças e adolescentes geralmente é acompanhado de medos e dúvidas. Para obter conhecimentos e compartilhar experiências, crianças com diabetes, acompanhadas pelos pais, de toda a região estão reunidos no Campus I da universidade de Passo Fundo (UPF) no 3º Acampamento da Criança com Diabetes. A programação, que se iniciou na quinta-feira, 12 de novembro, se estende até domingo (15). O acampamento é uma promoção conjunta de Lions Club, UPF, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Grupo Escoteiro Maragatos, com apoio do Ministério Público Federal. Neste ano, o Acampamento apoia ainda a 2ª Corrida e Caminhada para vencer o Diabetes, promovida pelo HSVP.

Os dias de acampamento têm extensa programação direcionada especialmente aos pais e crianças a fim de orientar, solucionar dúvidas e ainda facilitar a vida de quem precisa conviver com a doença e o uso de insulina. Durante todos os dias haverá oficinas de lanche, orientações sobre o uso de insulina, brincadeiras, atividades específicas para os pais, discussões sobre a criação da Associação da Criança com Diabetes, orientações sobre uso de chá e temperos, além de caminhada.

A mãe Janete da Rosa, 37 anos, participa com o filho Carlos Eduardo Kosman, 12, pela primeira vez. O diagnóstico da doença pode ser considerado recente. Há dez meses, após o menino ter passado mal na escola e levado ao médico, foi descoberta a doença. “Foi um susto grande”, lembra ela sobre a notícia. A mudança de rotina com idas ao médico e nutricionista e a adaptação de hábitos ainda não está estabilizada. “A gente tem bastante dúvida e aqui temos tudo melhor explicado pelos profissionais e também pelos outros pais. Com certeza a troca de experiências vai ajudar muito”, afirma.

O Acampamento da Criança com Diabetes reúne crianças com diabetes tipo I, que fazem uso de insulina, residentes em Passo Fundo e região, acompanhadas por um responsável maior de 18 anos. As atividades envolvem os cursos de Agronomia, Artes Visuais, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, além do curso de Letras, com ações do projeto de extensão Bando de Letras da UPF.

Corrida e caminhada
O Acampamento da Criança com Diabetes também apoia a 2ª Corrida e Caminhada para vencer o Diabetes, promovida pelo HSVP. A corrida e a caminhada integram a programação do Acampamento e acontece no dia 15 de novembro, a partir das 8h30min, com saída na Praça Tamandaré. Informações podem ser obtidas pelo site www.corridaparavencerodiabetes.com.br.

(Assessoria de Imprensa da UPF)
Foto: Leonardo Andreoli

Compartilhe: