PASSO FUNDO – Coletânea sobre a docência universitária será lançada na UPF

Livro organizado pelo professor Altair Alberto Fávero terá lançamento no dia 19 de novembro

Uma nova perspectiva sob a docência universitária é apontada no livro “Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas”. A coletânea tem a intenção de socializar e fomentar reflexões para que a docência se torne cada vez mais um objeto de estudo, pesquisa e teorização. O livro tem sua gênese no grupo de pesquisa “Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior”, coordenado pelo professor Dr. Altair Alberto Fávero e desenvolvido junto ao programa de Mestrado e Doutorado em Educação e ao curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Além de participantes do projeto e dos organizadores Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, somam-se à composição do livro outros colaboradores, com capítulos da equipe de Divisão de Graduação, da equipe de Apoio Pedagógico, da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari e da diretora da Faculdade de Educação Eliara Zavieruka Leninski. Também participam da obra autores de outras instituições, nacionais e internacionais. A coletânea é publicada pela editora Mercado de Letras, de Campinas.

Teorizar para um novo olhar
Conforme o professor Altair Fávero, a coletânea busca teorizar não no sentido de elaborar um discurso abstrato, formal, estéril e alheio à realidade, mas de teorizar no sentido de ver a realidade por outro olhar, por outro ângulo, por outra perspectiva, com outro enfoque. “É essa teorização que evita o que foi diagnosticado por Nóvoa (1999) de ‘lógica excesso-pobreza’: excesso de retórica política, excesso de linguagens dos especialistas internacionais, excesso do discurso científico-educacional; pobreza das políticas educativas, pobreza dos programas de formação de professores, pobreza das práticas pedagógicas”, comenta ele.

Segundo o professor, os textos que compõem a coletânea têm a pretensão de contribuir para que docentes, gestores, especialistas, mestrandos e doutorandos em Educação possam teorizar sobre suas próprias práticas e sobre as perspectivas didáticas que estão sendo desenvolvidas nas aulas universitárias nas diversas experiências formativas. “Como o próprio título indica, a coletânea tem a pretensão de realizar um conjunto de reflexões e aportes sobre os pressupostos teóricos e as perspectivas didáticas no cenário atual da docência universitária”, constata.

Lançamento
O livro “Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas” terá seu lançamento na noite da próxima quinta-feira, dia 19 de novembro. Na oportunidade, também será lançada a obra “Harmonia e ruptura: a crítica da faculdade do juízo e os rumos da arte contemporânea”, do professor Gerson Luís Trombetta. A solenidade inicia às 19h30min, no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), com a apresentação das obras e a presença dos autores.

(Assessoria de Imprensa da UPF)

Compartilhe: