PASSO FUNDO – Cerimônia marca os 10 anos da UPFTV

Postado em 30 setembro 2015 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Evento foi realizado na noite de segunda-feira (28/09)

Uma solenidade especial marcou o aniversário de uma década de existência da UPFTV, emissora da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). O evento aconteceu na segunda-feira (28/09), nas dependências da emissora, no Campus I, e contou com a presença de diversas autoridades do município e da região e de professores, funcionários e acadêmicos da Instituição, entre outros convidados. O ato também abrangeu o descerramento de uma placa em homenagem aos 10 anos do canal de televisão.

Durante a solenidade, a supervisora da emissora, Taís Rizzotto, destacou que a UPFTV é a emissora de TV em canal aberto com o maior tempo de programação local e que é muito ligada às questões sociais. “Noticiamos as principais ações promovidas pela Universidade. Levamos ao ar centenas de histórias da comunidade de Passo Fundo e região. Conquistamos premiações, espaço, mas, principalmente, telespectadores interessados no conhecimento. Temos uma equipe que trabalha focada para que nosso produto final gere o crescimento da comunidade. Entendemos que é também através da UPFTV que a Universidade cumpre o seu papel comunitário”, destacou a supervisora.

A emissora também procura oferecer em suas coberturas jornalísticas um olhar especial às iniciativas da comunidade e de entidades do município. “A imprensa tem um papel relevante e a UPFTV apresenta uma programação diferenciada e que destaca as iniciativas positivas da nossa comunidade”, ressaltou o presidente da CDL Passo Fundo Agadir Stramari, que falou em nome das entidades de classe do município.

O prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo salientou a importância da emissora para a cidade. “É um momento carregado de grande significado. A imprensa presta um serviço impagável e a UPFTV tem um característica muito forte, que é a integração com a comunidade. Esta emissora tem contado lindas páginas da história de Passo Fundo, mostrando a realidade do município e da região e, por isso, é tão importante para a nossa comunicação regional”, disse o prefeito.

As origens e o papel da emissora foram enfatizados pelo reitor da UPF José Carlos Carles de Souza. “Completamos 10 anos em canal aberto, mas essa história começou bem antes, na Faculdade de Artes e Comunicação da Instituição. Desse embrião, em recinto fechado, passamos para o sinal aberto e o nosso compromisso com a comunidade se ampliou, trazendo novos desafios. Somos uma TV educativa, mas que dialoga com a comunidade. Estamos na era da transmissão digital e vamos avançar muito ainda”, enfatizou o reitor.

A qualidade da programação também foi destacada pela presidente da FUPF Maristela Capacchi. “A UPFTV traz e também proporciona para a comunidade várias informações construtivas de pesquisa e extensão. Estamos muito felizes pelos 10 aos e queremos crescer ainda mais com estas reportagens ativas e que levam coisas boas para a comunidade”, observou Maristela.

A UPF TV está sempre próxima das ações sociais e, durante esses 10 anos de transmissão em canal aberto, já visitou as 32 entidades assistenciais do município. Uma das grandes atrações da cerimônia, que emocionou o público, foi a apresentação da aluna da Apae de Passo Fundo Andrieli Schimit e de sua professora de música Jaqueline Drum.

Sinal digital
A supervisora da UPFTV revelou que o canal de televisão está em um processo de planejamento para migrar do sinal analógico para o digital. No dia 16 de setembro, foi protocolado no Ministério das Comunicações, junto à Anatel, o projeto para transmissão do sinal no formato digital com prazo de execução de um ano. Também foi solicitado o aumento da potência, com o objetivo de ampliar a abrangência. “Isso representa um sinal mais forte e com mais qualidade para pelo menos 24 cidades da região. Atualmente, nossa área de cobertura compreende 18 municípios”, revelou Taís.

A UPF TV
A emissora, em seu formato atual, surgiu há 10 anos, mas sua história teve início há mais tempo. Há 14 anos, a emissora operava em canal fechado, como retransmissora da TVE. Em 11 de agosto de 2005, o sinal passou a ser aberto para Passo Fundo e municípios próximos e foi estabelecida uma parceria com o Canal Futura.

Um dos grandes objetivos da UPFTV é tratar a informação de uma forma que ela faça diferença na vida das pessoas. A emissora apresenta um jornalismo que provoca o pensamento crítico e busca informações de interesse público com caráter educativo. Tem seis programas em sua grade de programação: um telejornal diário e ao vivo, quatro programas semanais e um programa mensal.

Uma equipe de profissionais trabalha diariamente com o compromisso de transmitir as informações mais importantes de Passo Fundo e da UPF. Durante esses 10 anos em canal aberto, o sinal da emissora foi se expandindo. Atualmente, a emissora tem antenas repetidoras em Carazinho, Marau, Palmeira das Missões/Sarandi e Soledade.

Premiações
Os conteúdos produzidos pela UPFTV já foram destaque nacional e estadual em diferentes premiações. Em 2012, a emissora recebeu prêmio nacional de jornalismo do Canal Futura, por ser a afiliada que mais contribuiu com reportagens, e está entre as três que mais contribuíram em 2014.

O programa Mundo da Leitura também já recebeu vários prêmios, dos quais o mais recente é o prêmio AGES – Parceiros da escrita, na categoria Mídia, de 2014, promovido pela Associação Gaúcha de Escritores. O projeto Momento Patrimônio também foi reconhecido. Em 2012, recebeu o prêmio Darcy Ribeiro, concedido pelo Ministério da Cultura do Brasil.

Reportagens produzidas pela emissora também receberam distinções. Em 2012, “Mães arteiras” foi a segunda colocada no Prêmio Nacional do Canal Futura na categoria Melhor Reportagem. No mesmo ano, a reportagem “Incentivo à adoção” conquistou a terceira colocação no 1° Prêmio Adpergs – Associação dos defensores públicos do Estado Rio Grande do Sul. A conquista mais recente foi a colocação entre as três finalistas no 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo, de 2015, com a reportagem “Sistema hidráulico ecológico.

Sintonize a UPFTV
Passo Fundo: canais 4 da TV aberta e 14 da NET.
Carazinho: canal 20 da TV aberta.
Soledade: canal 30 da TV aberta.
Palmeira das Missões e Sarandi: canal 45 da TV aberta.
Marau: canal 54 da TV aberta.

(Assessoria de Imprensa da UPF)
Foto: Gelsoli Casagrande

Postado em 30 setembro 2015 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop