PASSO FUNDO – Câncer Urológico é tema de Simpósio em Passo Fundo

Postado em 31 agosto 2017 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Evento será realizado nesta sexta-feira, 1 de setembro, na região Norte do RS, em Passo Fundo, e reunirá especialistas renomados no assunto

O câncer urológico será discutido em Simpósio, que acontece em Passo Fundo/RS, nesta sexta-feira, 1 de setembro. Em 2015, o câncer urológico, que inclui rim, bexiga, pênis, próstata e testículos, matou 20 mil homens no Brasil. Só o câncer de próstata, que é o mais incidente, causou 14 mil mortes. No Rio Grande do Sul, o câncer urológico foi responsável pela morte de cerca de 1,6 mil gaúchos. O IV Simpósio de Câncer Urológico reunirá especialistas no assunto de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul para debater as novidades e controvérsias no diagnóstico e tratamento da doença. O Simpósio é uma realização do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), com apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), além de diversas instituições de saúde e de educação.

A quarta edição do evento abordará, especialmente, os cânceres de próstata, rim e bexiga devido à grande quantidade de novas informações e mudanças de condutas tradicionais decorrentes de inúmeros estudos clínicos nestes dois últimos anos. “Sabemos que o câncer de próstata é o mais incidente no homem, ainda com alta mortalidade, e o câncer renal tem aumentado de forma gradual sua taxa anual, o que torna o tema de grande importância tanto para a comunidade científica como para a população geral”, destaca o coordenador geral do evento, o oncologista clínico do CTCAN, Dr. Alvaro Machado.

Discutir esse tema entre profissionais da área é de extrema importância para disseminação de informações, troca de experiências, e, consequentemente, aumentar as chances de cura da doença. “Sobre câncer de próstata vamos abordar aspectos patológicos e moleculares importantíssimos tanto na doença em estágios iniciais como avançados, novos exames e suas aplicações práticas, além das mudanças nas rotinas terapêuticas. Em câncer de rim vamos abordar o papel da cirurgia mesmo em doença avançada e novos tratamentos. Em câncer de bexiga basicamente o papel da imunoterapia no tratamento da doença inoperável”, ressalta Machado.

O público-alvo do Simpósio são médicos especialistas, urologistas, radio-oncologistas, patologistas, oncologistas, radiologistas, médicos da região e em formação, e todos aqueles que se envolvem e se dedicam ao cuidado do paciente com câncer urológico.

Especialistas presentes no evento
O urologista, Dr. Marcos Dall’Oglio, professor da Faculdade de Medicina da USP e do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês, e o Dr. Carlos Dzik, oncologista coordenador do câncer urológico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e também do Hospital Sírio Libanês estão entre os principais palestrantes desde a primeira edição do Simpósio. Também participam a radiologista do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, Dra. Alice Schuch, o patologista, Dr. George Câmara Lopes, que é dedicado à patologia urológica e professor da Faculdade de Medicina da PUC-PR, em Londrina, e o radio-oncologista, Dr. Wilson Almeida Jr, do Hospital Moinhos de Vento.

Programação do IV Simpósio de Câncer Urológico
01/09/2017 – (Sexta-feira)
13h-13h30 – Credenciamento
13h30 – Abertura – Dr. Alvaro Machado
Coordenador – Dr. Eduardo Scortegagna – RS
13h45 – Papel da Ressonância Multiparamétrica na Observação Ativa do Câncer de Próstata inicial – Dra. Alice Schuch – RS
14h05 – Manejo das Metástases ósseas no Câncer de Próstata – Dr. Carlos Dzik – SP
14h25 – Papel da IRM no PSA elevado e biopsia negativa – Dr. Marcos Dall’Oglio – SP
14h45 – Radioterapia hipofracionada no Câncer de Próstata – Dr. Wilson Almeida Jr – RS
Coordenador – Dr. Daniel Gobbi
15h05 – Nova Classificação Patológica e TNM do Câncer de Próstata – Dr. George Câmara Lopes – PR
15h25 – PET-PSMA – Dra. Alice Schuch – RS
15h45 – Câncer de bexiga operável – Quimioterapia pré ou pós-operatória? – Dr. Carlos Dzik – SP
16h05 – Radioterapia IMRT e IGRT – quais vantagens? – Dr. Wilson Almeida Jr – RS
16h25 – Coffee Break
Coordenador – Dr. Jorge Winckler
17h – Cirurgia para falha do PSA após radioterapia – Quando indicar? – Dr. Marcos Dall’Oglio – SP
17h20 – Câncer de Próstata Avançado Hormonossensível – opções e critérios de escolha – Dr. Carlos Dzik – SP
17h40 – Marcadores moleculares preditivos e prognósticos no Carcinoma Urotelial e Carcinoma de células Renais –Dr. George Câmara Lopes – PR
18h – Cistectomia no Câncer de Bexiga Não-Músculo Invasivor – Dr. Marcos Dal Oglio – SP
Coordenador – Dr. Marcelo Sostruznick
18h20 – Câncer de Próstata de Alto Risco – Adjuvância após radioterapia ou cirurgia é diferente? – Dr. Carlos Dzik – SP
18h40 – Nefrectomia no Câncer Renal Metastático – Dr. Marcos Dall’Oglio – SP
19h – Imunoterapia no Carcinoma Urotelial – Dr. Carlos Dzik – SP
19h20 – Sequenciamento no tratamento do câncer de rim avançado – Dr. Carlos Dzik – SP
19h40 – Encerramento

(Natália Fávero – Assessoria de Imprensa CTCAN)

Postado em 31 agosto 2017 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop