PASSO FUNDO – BM forma 110 policiais militares

Postado em 02 agosto 2019 13:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Cerimônia ocorreu no Ginásio Teixeirinha nesta tarde; formação começou no ano passado

A Brigada Militar realizou a formatura de 110 policiais militares na quarta-feira (31), em Passo Fundo. A cerimônia ocorreu no Ginásio Teixeirinha durante a tarde.

Os formados fazem parte dos dois mil aprovados no último concurso da BM: 82 deles fizeram o curso de formação no 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon) e 28 no 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (1º BRBM).

O curso começou no dia 12 de novembro de 2018 e teve um total de 1.675 horas-aula. Ele foi realizado em 26 municípios com Escolas de Formação e polos de ensino vinculados aos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva da Brigada Militar.

Nesse período, os alunos-soldados receberam conhecimentos específicos da atividade policial militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional etc.), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro, entre outras.

Conforme o coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, Chefe do Estado-Maior da BM, os novos soldados irão ajudar a corporação no combate à criminalidade. “A Brigada Militar é tida como uma das principais e mais reconhecidas polícias do país. Temos um compromisso muito grande com essa formação, engajamos toda a estrutura da instituição para termos, na data de hoje, esse coroamento”, disse.

O coronel afirma que o comando da instituição definirá nos próximos as cidades nas quais os novos policiais serão lotados. Eles serão distribuídos conforme critérios adotados pela Secretaria de Segurança Pública. Essa definição deverá ser informada após o fim da formatura dos outros alunos-soldados, que ocorre até o próximo dia 10 em outros municípios do Estado.

Prioridade na formação
O comandante do CRPO/Planalto, coronel Ricardo Alex Hofmann, destaca o esforço da BM da região para formar os 110 novos policiais militares. “Na nossa região não temos uma escola de formação de policiais. Nosso objetivo, nosso fim, é o policiamento ostensivo, o combate à criminalidade”, explicou.

Dessa forma, diz o coronel, foi preciso conciliar o trabalho feito no dia a dia com o ensino aos futuros policiais. “Então voltamos nossas prioridades para uma formação que tende a ser a melhor possível por meio dos nossos policiais e praças que são instrutores, que fizeram muito além do serviço normal para transformar pessoas comuns em policiais militares”, concluiu.

Ricardo Alex Hofmann também reafirmou que a BM da região deverá ter um bom acréscimo de policiais após a formatura de todos os alunos-soldados.

No entanto, aguarda a definição do comando da BM para divulgar o número de PMs que reforçará o efetivo em Passo Fundo e região.

Fotos: Vinicius Coimbra | Diário da Manhã

Postado em 02 agosto 2019 13:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop