PASSO FUNDO – Atualizar para motivar e reinventar

Postado em 15 maio 2015 07:29 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Seminário de Atualização Pedagógica, voltado para professores da Educação Básica, movimenta o Campus I da UPF nesta quinta-feira (14/05)

Aproximar os professores da região e oferecer oportunidades e ferramentas para o aprimoramento estão entre os objetivos da VII edição do Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica (Semape). Promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Graduação e da Área de Prática de Ensino e Estágios, o evento reúne mais de 400 professores durante esta quinta-feira (14/05), para debates, palestras, oficinas e minicursos.

Para a vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, mais do que formar professores, a UPF se preocupa em manter o docente e o aluno dos cursos de licenciatura motivados, oportunizando momentos de formação, qualificação e reflexão. “Em se tratando da formação de professores, é indiscutível a importância da aliança entre a teoria e a prática. No momento em que trazemos para a nossa instituição professores que nós formamos, e que outras instituições também formam, estamos pautando a prática docente em cada escola, em cada comunidade, e isso não é mensurável. Entendemos que temos a missão de formar professores, de forma qualificada, humana e com capacidade de renovar o dia a dia da sala de aula”, pontua.

Professor que busca conhecimento encontra motivação
O trabalho do professor é uma militância, não apenas vocação. A frase, dita pelo palestrante, Ricardo Spindola Mariz, resume a sua visão sobre como é possível encontrar o prazer na docência: o professor precisa se redescobrir, reinventar e buscar conhecimento. Para ele, quando se perde o sentido no trabalho, também se perde o gosto por fazê-lo. “Então, como ter mais prazer? Resgatando o sentido da escola, resgatando o sentido da profissão, percebendo o que de bom temos feito e revendo aquilo que não está tão bom. E o professor é que tem este papel de revisar essa realidade, com um espelho enxergando a sua prática. Esse movimento de superação também é prazeroso, pois, crescendo, você aprende, e, aprendendo, você educa”, explica.

A troca de experiências, os conhecimentos adquiridos nas oficinas e os assuntos abordados nos debates chamam a atenção dos professores presentes no evento. Para Nelci Lúcia Sciotta, docente da Escola Estadual de Ensino Médio de Vila Maria (EEVIMA), o Seminário é sempre uma oportunidade de encontrar o conhecimento e o combustível para encarar a sala de aula. “Esse encontro proporciona conhecimento. Com as oficinas específicas, encontramos ideias e alternativas para a realidade da sala de aula e, com a troca de experiências com os demais professores, podemos nos motivar mutuamente”, destaca.

Também participaram do encontro a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, o vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, e o Secretário Municipal de Educação, Edemilson Brandão, além de diretores de unidades e coordenadores de curso da UPF.

A Big Band Comunitária da UPF prestigiou e animou o evento com uma apresentação musical do maestro Rodrigo Ávila, acompanhado pelo aluno Samuel Daronch.

(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)
Fotos: Gelsoli Casagrande

Postado em 15 maio 2015 07:29 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop