PASSO FUNDO – As perspectivas da produção de etanol em debate na UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) e em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), promove o Seminário “Perspectivas de Produção de Etanol na Região Norte do RS”. O evento acontece no dia 3 de dezembro, no Centro de Eventos, Campus I. As inscrições podem ser feitas pelo site www.upf.br/eventos. O Seminário conta com o apoio da Embrapa Trigo, Emater e Corede Produção e é coordenado pela professora Luciane Maria Colla.

Entre os objetivos do encontro, está a explanação da possibilidade da utilização de materiais amiláceos (que contêm amido) e biomassa microalgal para a produção de etanol na região norte do Rio Grande do Sul. Segundo Luciane, a maior parte da energia hoje consumida no mundo é derivada de fontes como petróleo, carvão e gás natural. Essas fontes, no entanto, não são renováveis e podem se esgotar em data futura.

Ela explica que nas últimas décadas, as fontes renováveis de combustíveis de base biológica, em especial o etanol, têm sido consideradas como alternativa à matriz energética convencional. Porém, existe a necessidade de ampliação da oferta de matérias-primas para produção de etanol, o que tem levado empresas e países a investirem em pesquisas para maior utilização de outras matérias-primas. “A demanda atual pelo aumento da produção de etanol, aliada à disponibilidade de matérias primas no Rio Grande do Sul, são assuntos de interesse da comunidade para que este setor colabore com o desenvolvimento da região norte do Rio Grande do Sul. O Governo do Estado vem realizando estudos para implementação de usinas alcooleiras no estado, mas para tal, é necessária a utilização de matérias-primas alternativas como amiláceoos e biomassa microalgal. Nesse contexto, a discussão sobre a utilização dessas matérias primas, bem como o desenvolvimento dos processos industriais, é de interesse da comunidade acadêmica”, ressalta.

Programação
As atividades iniciam na manhã do dia 3 de dezembro. Às 8h, acontece a entrega dos materiais e, às 9h, a solenidade de abertura. A palestra de abertura inicia às 10h e será proferida pelo professor Cícero Humberto Nogueira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A “Produção de Etanol no RS” é o tema da palestra com o Engenheiro Agrônomo da Emater/Ascar Valdir Pedro Zonin. A atividade inicia às 10h45min.

Depois do intervalo para o almoço, os participantes terão a palestra “Culturas para produção de Etanol amiláceo e a pesquisa da Embrapa para o sul do Brasil”, com o pesquisador Dr. Alfredo do Nascimento Júnior, da Embrapa Trigo.

A partir das 14h30min, os temas serão “Produção de etanol microalgal”, com a professora Dra. Luciane Maria Colla, e “Produção de etanol de sorgo sacarino”, com o professor Dr. Valter Boller.

Informações
Mais Informações sobre o evento podem ser consultadas em contato pelo telefone (54) 3316-8171 ou pelo e-mail [email protected]

(Assessoria de Imprensa da UPF)

Compartilhe: