PASSO FUNDO – Após registrar pico de ocupações de UTIs, diretor do HC diz que número de leitos para Covid está sob controle

A região de Passo Fundo registrou nesta segunda-feira (20) o maior nível de ocupações de UTI’s gerais chegando a 89%. Na última atualização realizada ontem (21) os 24 hospitais que compõe a região tem ao todo 148 leitos de UTI, sendo que destes, 122 estão ocupados, o que representa 82.4% de ocupação.

O Governo do Estado já havia projetado que no mês de julho os hospitais teriam maior demanda e que o pico da pandemia seria no mês de julho. Falando na Uirapuru sobre o assunto, o diretor do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dr. Juarez Dalvesco, disse que já era esperado uma incidência maior nas ocupações para este mês. De acordo com o diretor, o HC está com a administração dos leitos sob controle. Pois dos 23 leitos UTIs, exclusivas para covid, 13 pacientes estão internados e destes, 7 encontram-se em ventilação mecânica.

Dalvesco explicou que, o que eleva o número de ocupação são outras patologias. Ele explica que todos os 18 leitos da UTI geral estão ocupados e isso é o ano inteiro.

Até ontem o Estado do Rio grande do Sul tinha 1.802 pacientes internados em UTIs e destes 827 internados pelo covid.

Contou que foi criado 23 leitos UTIs adultos, no entanto, destes 23 leitos, apenas 13 estão credenciados, pois 10 leitos são de responsabilidade do Ministério da Saúde e o contrato deles encerrou no dia 3 de julho. Após esta data o HC tem mantido disponíveis os 10 leitos.

Ainda segundo Dalvesco, não há planos de aumentar o número de leitos, pois já tem 10 leitos à descobertos pelo sistema que após encerrar o contrato, até o momento, não foi renovado. Para o dr o pico da pandemia no nosso Estado poderá ser nesta e na próxima semana, com previsão de melhora para o mês de setembro.

Créditos: Divulgação
Rádio Uirapuru

Compartilhe: