PASSO FUNDO – Ação inusitada para conscientizar motoristas

Postado em 26 setembro 2019 14:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em Passo Fundo, cadeiras de rodas foram colocadas no lugar de vagas rotativas para ilustrar a imprudência dos motoristas que se apropriam dos estacionamentos direcionados a deficientes e idosos

“Todos querem a vaga do deficiente mas ninguém quer trocar de lugar com ele”.

A frase parte de alguém que necessita utilizar da vaga não por privilégio, mas sim pela necessidade. O assunto é abordado a partir da ação “Já Volto”, que busca sensibilizar a comunidade sobre a educação e segurança no trânsito. O nome da mobilização, parte da recorrência em que as pessoas se apropriam das vagas para deficientes ou idosos, utilizando da frase “Já Volto”.

O ato, organizado pela equipe de Educação para o Trânsito de Passo Fundo, aconteceu nessa quarta-feira (25), em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, no centro de Passo Fundo. Durante a ação, foram colocadas algumas cadeiras de rodas, que foram disponibilizadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em vagas rotativas. Cada uma das cadeiras possuía uma mensagem para chamar a atenção das pessoas que passavam pelo local. O agente de trânsito Emerson Drebes, que atua no Núcleo de Educação para o Trânsito, ressalta que a campanha visa sensibilizar os condutores para a importância de respeitarem as vagas de deficientes. “As vagas estão em locais estratégicos para dar melhores condições para as pessoas com deficiências estacionarem seus veículos”, informa Drebes.

Se a consciência dos motoristas que se apropriam das vagas específicas a deficientes não for o suficiente, o agente alerta ainda que essa prática leva a autuação com multa gravíssima, no valor aproximado de R$ 300, referente a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH. “Essa é uma campanha de empatia que estamos pedindo para as pessoas respeitarem essas vagas, assim como as destinadas a idosos, pois muitos deles têm mobilidade reduzida”, comenta Drebes.

No decorrer da mobilização, Ronaldo Matheus Philippsen passava pelo local e ao observar o propósito da ação, parou para parabenizar os agentes de trânsito. Ao cumprimentá-los, o jovem relatou que seu pai se tornou deficiente físico após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), em 2013, e que desde então, raras foram as vezes em que conseguiu estacionar nas vagas adequadas para o pai. “Me chamou atenção principalmente pelo fato de que o motorista de Passo Fundo é muito mal-educado nesse sentido, não se respeita a vaga de deficientes físicos, de idosos. Isso preocupa muito e é importante que tenha esse tipo de campanha aqui na cidade, justamente para que não só o motorista, mas o cidadão passo-fundense se conscientize que um trânsito melhor depende de todos”, declarou Philippsen.

Emerson Drebes, comunica que além de Ronaldo, as reações da população foram positivas sobre a campanha ‘Já Volto’. “Muitas pessoas pararam para perguntar. No momento que explicamos a ação, por incrível que pareça todas apoiaram, não teve ninguém que se mostrou contrário. Teve um que disse assim – graças a Deus estou hoje sã e salvo, mas quando eu precisei, senti na pele o quanto é importante ter uma vaga para você estacionar perto do local que você precisa ir”, compartilha.“Nosso objetivo é de que essa campanha se torne permanente, que várias outras situações sejam realizadas e em outros locais para realmente chamar a atenção de toda a população”, conclui Drebes.

Diário da Manhã

Postado em 26 setembro 2019 14:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop