PASSO FUNDO – Acadêmicos de Artes Visuais da UPF têm exposições selecionadas em edital da Prefeitura

Postado em 23 agosto 2017 07:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

De oito exposições selecionadas em edital, cinco são de acadêmicos da Instituição. Exposições poderão ser conferidas em espaços públicos de Passo Fundo

Cinco propostas de exposições de acadêmicos do curso de Artes Visuais Bacharelado da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) foram selecionadas no edital “Exposições de Artes Visuais para os espaços públicos de Passo Fundo” promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Passo Fundo. Daiane Rigo, Maicon dos Santos, Geison Franco, Alessandra Garbrecht, Fernando Stähler e Vagner de Freias Pires, além da coordenadora do curso, professora Mariane Loch Sbeghen, tiveram suas propostas avaliadas por uma comissão julgadora e agora serão expostas em diferentes lugares do município.

A participação dos acadêmicos no edital foi uma proposta feita por Mariane em sala de aula durante a disciplina de Curadoria. “Essa é uma disciplina importante no currículo do curso, que faz parte da formação dos alunos em bacharelado, e, diante dessa oportunidade, eu desafiei os acadêmicos a participarem como uma atividade de sala de aula. Eles aceitaram e acabaram sendo selecionados”, comentou. Para a coordenadora, esse é um reconhecimento muito grande do curso de Artes Visuais, já que boa parte das obras que farão parte das exposições foi desenvolvida pelos próprios acadêmicos em sala de aula. “Isso reforça especialmente a qualidade do que é produzido dentro do curso. São acadêmicos que foram selecionados para um edital municipal. Esse reconhecimento é muito importante para eles enquanto futuros profissionais e também contribui para a integração entre a Universidade e a comunidade, o que é igualmente muito importante. Estamos todos muito felizes”, destacou.

A acadêmica Daiane Rigo, aluna do nível VIII, atribuiu esse resultado ao curso de Artes Visuais, que proporciona aos alunos conhecerem diferentes linguagens, como a serigrafia, a gravura, a pintura. Para ela, esse reconhecimento mostra a potencialidade dessa graduação. “Eu me senti extremamente orgulhoso do meu trabalho, porque passar num edital entre tantas pessoas que mandaram suas propostas é gratificante”, completou o acadêmico Fernando Stähler, aluno do nível VII de Artes Visuais e também um dos selecionados no edital.

As propostas selecionadas poderão ser conferidas ao longo dos próximos meses na Sala de Exposições Desdêmona Machado Aires, na Secretaria de Finanças, na Secretaria de Meio Ambiente, na Galeria Estação das Artes e na Câmara de Vereadores.

Saiba mais sobre as propostas de exposições selecionadas:

Exposição Raízes – Daiane Rigo, Maicon dos Santos (artistas) e Mariane Loch Sbeghen (curadora)
As obras que representam o negro por meio da pop art têm a mesma linguagem técnica e o mesmo conceito. Todas foram produzidas por Daiane e Maicon em sala de aula.

Exposição De Perto Ninguém é Normal – Geison Franco
A exposição é composta por infogravuras ou pinturas digitais, como prefere nomear o autor, com o objetivo de questionar a normalidade por meio de retratos de pessoas que já passaram por Passo Fundo ou ainda vivem aqui.

Exposição Le Rococó Contemporâneo – Alessandra V. Gerbrecht
A exposição consiste em gravuras digitalizadas que misturam obras do período Rococó com os dias de hoje e fazem, assim, uma crítica ao consumismo.

Exposição Crooked Nature – Fernando Stahler Malheiros
A exposição contempla uma série de autorretratos que elucidam o transtorno de ansiedade e mostram como um portador se sente.

Exposição Pareidolias – Vagner de Freias Pires
A exposição é formada por uma série de desenhos feitos com caneta Bic, tendo como suporte caixas de pizza. O objetivo é dar ao público a ideia de que a arte também alimenta.

Fotos: Gabriela Nardi – NEXJOR FAC UPF
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 23 agosto 2017 07:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop