PASSO FUNDO – Acadêmicos da UPF participam da XXIII Maratona de Programação da SBC

Postado em 15 setembro 2018 07:31 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Universidade de Passo Fundo (UPF) será representada na maior competição de programação universitária do Brasil: a XXIII Maratona de Programação da SBC. O evento acontece no sábado, dia 15 de setembro, em Erechim, e consiste na primeira fase da competição, valendo vaga para a final nacional em Salvador, nos dias 10 e 11 de novembro. Estão inscritas três equipes da UPF, compostas por três estudantes em cada, e uma delas com um reserva, totalizando 10 acadêmicos participantes.

As equipes da UPF são acompanhadas de perto pelo professor Dr. Marcelo Trindade Rebonatto. Segundo ele, os acadêmicos que participarão da maratona foram selecionados por meio de uma prova seletiva, realizada em agosto. Desde então, as equipes vêm treinando, com duas provas por semana, além de dedicação pessoal. “Creio que estarão bem preparados”, avalia o professor. Ao todo, o evento reúne 33 equipes de 10 diferentes instituições de ensino.

Durante as cinco horas de competição, as equipes têm à disposição um computador e o material impresso que quiserem levar. Não é permitido utilizar material eletrônico, nem acessar a internet. Os estudantes receberão questões para serem resolvidas, criando um programa de computador numa linguagem de programação. “A cada problema resolvido, a equipe marca um ponto, com o tempo de prova da submissão da solução agregado. A cada submissão errada, há penalidade de 20 minutos. Ganha quem tiver o maior número de problemas resolvidos, desempatados – se houver empate – pelo tempo agregado das soluções”, explica o professor.

Desde que assumiu a função de coach das equipes, em 2007, Rebonatto comenta que a UPF tem participado em todos os anos. “Em três oportunidades, já conseguimos classificar para a final nacional”, destaca. Para o professor, eventos como esse qualificam o currículo dos acadêmicos e contribuem para a formação profissional. “Os estudantes são desafiados e aprendem sobre algoritmos e técnicas que não são abordadas nas grades regulares. Além disso, aprendem a trabalhar em equipe e a vencer desafios sob pressão. Essas qualidades são indispensáveis a profissionais de qualquer área”, reitera.

Postado em 15 setembro 2018 07:31 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop