A 7ª Coordenadoria Regional de Educação abrange 32 municípios coordenando as atividades educacionais de 125 Escolas. Nesta semana do meio ambiente a 7ª CRE se orgulha de ser a primeira no Estado do Rio Grande do Sul no número de Escolas Sustentáveis, das 125 Escolas 97 são sustentáveis. O programa Escola Sustentável visa a destinação de recursos financeiros, previsto na Resolução nº 18 de 3/09/2014 para escolas públicas da educação básica, a fim de favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares.
Neste ano de 2015 serão realizadas as ações dos projetos ambientais já aprovados pelo MEC em todas as 97 Escolas Sustentáveis da 7ª CRE, ações estas que não podem fugir destes três eixos norteadores:
I– apoiar a criação e o fortalecimento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida), coletivo escolar que, entre outras atribuições, deve promover o diálogo e pautar decisões sobre a sustentabilidade socioambiental, a qualidade de vida, o consumo e a alimentação sustentáveis e o respeito aos direitos humanos e a diversidade.
II– promover possível adequação no espaço físico da escola, visando à destinação apropriada de resíduos da escola, eficiência energética, uso racional da água, luminosidade, conforto térmico e acústico, mobilidade sustentável e estruturação de áreas verdes;
III– promover a inclusão da temática socioambiental no projeto político-pedagógico da escola.
Na Escola ou na comunidade podemos fazer a diferença.
A atualidade é marcada por maior preocupação com as questões referentes à defesa e proteção do meio ambiente natural e cultural, neste sentido a implementação da sustentabilidade é o caminho para garantir as gerações presentes e futuras um planeta sustentável que envolva todas as esferas dentro das relações humanas sociais ambientais e culturais é indispensável promover a mudança de comportamentos em prol de espaços educadores sustentáveis, também se faz necessário incorporar novos métodos no cotidiano que visem estimular ações de transição para a sustentabilidade.
Atualmente há pessoas e grupos sociais que chegam antes à sustentabilidade, desenvolvendo consciência individual e coletiva para eliminar ou reduzir as práticas insustentáveis, enquanto outras pessoas e grupos resistem à mudança porque não querem abrir mão dos benefícios proporcionados pelo modelo baseado no consumo, ou porque não acreditam na urgência da mudança.
O grande desafio é poder fazer uma mudança cultural que envolve introjetar outros valores e compartilhar novos práticas e atitudes sustentáveis. A iniciativa de usar os recursos naturais com responsabilidade e diminuir desperdícios pode começar ainda em casa com medidas simples e ao alcance de todos como ter uma horta em casa, reciclando o lixo orgânico produzido para adubar as hortaliças e contribuir para uma alimentação saudável que reduz o uso do agrotóxico. Nesta perspectiva é que o Programa Escola Sustentável busca fazer uma transição para a sustentabilidade e tentar formar multiplicadores no ambiente escolar que envolve o protagonismo juvenil e participação de toda a comunidade escolar com o fortalecimento da COMVIDAS ação prioritária do programa.
(Rosana Pulga Borilli – Assessora da Educação Ambiental da 7ª CRE Passo Fundo)