A Frente Parlamentar para duplicação da BR 285 Passo Fundo foi lançada oficialmente ontem (8) na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A iniciativa é do vereador Patric Cavalcanti, de Passo Fundo, mas a frente conta com parlamentares de várias cidades. A ação é uma união de forças para realizar a duplicação desde o trevo de saída para Coxilha até o entroncamento de saída para Pontão.
Neste ponto o fluxo de veículos não é mais comportado pela via, pois ao longo do trajeto somam-se a demanda da UPF, indústrias e BSBios, com seus diversos veículos pesados.
A Uirapuru esteve presente em Porto Alegre no lançamento da Frente Parlamentar, através do Repórter Luciano Silveira.
O deputado Gilberto Capoani, um dos responsáveis por organizar a Frente, falou ao vivo para Passo Fundo sobre os próximos passos do recém criado grupo. Explicou que Passo Fundo está perdendo para muitas cidades menores que já duplicaram suas rodovias dentro do perímetro urbano e isso deve ser mudado.
Em um primeiro momento o grupo irá a Brasília conversar com o governo federal para conseguir R$ 1,8 milhão. Este valor é o necessário para o primeiro passo: o projeto de duplicação. O custo total da obra ainda não é conhecido, pois será apontado no projeto.
Presente também no evento, o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, destacou a importância da união de forças políticas também regionais. O crescimento de Passo Fundo foi muito grande nos últimos anos e hoje a rodovia não comporta mais o alto fluxo de veículos no trecho. A Frente Parlamentar é uma resposta também à comunidade, pois não vai beneficiar apenas o entorno, mas toda a cidade.
O presidente da Câmara de Vereadores e responsável pela iniciativa de criação da Frente, vereador Patric Cavalcanti, explicou que o trecho, desde o trevo de saída para Coxilha até o trevo de saída para Pontão possui dez quilômetros de extensão.
Neste trecho, nos últimos anos, 19 vidas foram perdidas em acidentes que poderiam ter sido evitados pela duplicação. Agora a luta será pela verba para o projeto, para quem sabe em 2019 entrar na liberação do governo, beneficiando toda a comunidade e região.
Rádio Uirapuru