Parceria Ibirubá/Cruz Alta/Ijuí vence festival do Yucumã

Uma letra do poeta cruzaltense Jorge Nicola Prado, musicada pelo jornalista e músico ibirubense João Batista Machado, venceu o festival de barranca dos Costeiros do Yucumã, nas barrancas do Rio Uruguai, município de Nova Esperança. O evento, que iniciou na quinta-feira (29), é um dos principais encontros de músicos e compositores, conhecidos popularmente como “Festival de Barranca”, cujo precursor é o Festival da Barranca de São Borja, realizado às margens do rio Uruguai. O tema Valsaudade, vencedor do festival, foi interpretado pelo ijuiense Rogério Knorst (Madrugada), integrante do Grupo de Arte Nativa Amigos do Rio Ijuí.

Para o músico João Batista Machado, não bastasse a primeira colocação, esteve como autor da música classificada em segundo lugar, Lembrança Costeira, letra de Pedro Darci e Jair Kerber, e participou em palco das três obras, inclusive de No zóinho da Percanta, letra de Pedro Darci e Rogério Knortz e interpretada a três vozes com Rogério e Dilceu dos Santos. O festival do Grupo Costeiros do Yucumã é um dos principais eventos do gênero realizados durante o ano e teve como um dos fundadores e incentivador o conhecido músico missioneiro Valdomiro Maicá. Nomes destacados do gênero, entre eles Atahualpa Maicá, Dilseu dos Santos, Jair Martinelli, Jorge Guedes, Miguel Marques, Rogério Knorst, Jorge Nicola Prado, Sabani Felipe de Souza, entre outros, participam destes eventos, voltados à música costeira e temas de foco ambientalista em defesa do folclore, dos rios, no caso do Yucumã, o Rio Uruguai.

O músico ibirubense participou e venceu o festival como convidado dos Amigos do Rio Ijuí, que organiza, em maio, o Pesqueiro da Canção, evento igualmente costeiro.

Compartilhe: