Papel da alimentação no reforço do sistema imunológico

Postado em 01 maio 2020 07:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Nutricionista funcional, Cynthia Ianiski explica como os alimentos podem ajudar na melhora da imunidade e no equilíbrio do corpo

Você adoece com frequência? Basta mudar a temperatura ou ficar estressado que já se sente mal estar? Isso pode estar associado ao sistema imunológico do seu corpo. A baixa imunidade faz com que o corpo fique mais fragilizado e, assim, adoecemos com mais frequência.

Mas existem diversos alimentos que ajudam na melhora da imunidade e no equilíbrio do corpo. Uma alimentação equilibrada pode fazer com que você pare de adoecer. É o que explica nesta entrevista a Nutricionista funcional, Cynthia Ianiski, confira:

O que é o sistema imunológico?
O sistema imune é um conjunto de células especializadas que temos em nosso organismo, que tem como função proteger nosso corpo contra invasores externos estranhos, ou até mesmo proteger células que possam se dividir inadequadamente. Um exemplo disso é quando as células se dividem de forma incorreta e o sistema imune vai até lá identifica o problema e elimina.

Qual a relação da imunidade e alimentação?
O nosso sistema imune deve reconhecer os alimentos de forma correta, quando a gente come, o alimento passa pelo sistema gastrointestinal, chega até o intestino onde será absorvido. As proteínas são quebradas em aminoácidos e entram na corrente sanguínea, onde serão utilizadas para diversas funções metabólicas. Quando temos um intestino permeável, ocorre a passagem de proteínas maiores que são potencialmente alergênicas, além de outras substâncias inadequadas que deveriam ser eliminadas para a corrente sanguínea.

Dessa forma, nosso sistema imune começa trabalhar com maior intensidade, combatendo essas substâncias estranhas. Ao acontecer isso, nosso sistema imune é acionado e tenta eliminar as substâncias sempre que se sentir ameaçado. Esse estresse do sistema imunológico acaba sendo um “gatilho” para o desenvolvimento de doenças autoimunes.

Exames que apontam que a imunidade está baixa?
Atualmente é possível dosar no sangue diversas vitaminas e minerais importantes para manter uma boa imunidade, como vitamina B12, B9, Selênio, zinco, cobre, vitamina D, entre outras, além do hemograma pra determinar possível anemia.

Alimentos e vitaminas que ajudam a imunidade do paciente?
É preciso avaliar cada paciente dentro de sua individualidade, mas a vitamina D é muito importante pra imunidade e hoje, já se sabe que a deficiência ocorre na maioria da população. Aqui no Rio Grande do Sul temos baixa exposição ao sol e sempre que nos expomos, estamos usando filtro solar, o que dificulta mantermos níveis sanguíneos adequados, assim a deficiência é muito observada na população de forma geral.

Com relação a alimentação, é importante sabermos que quanto menos processados/industrializados forem os alimentos, maior é o aporte de nutrientes protetores para nosso sistema imunológico.

Alimentos que sejam minimamente processados, sem rótulos ou embalagens, como frutas, legumes, ovos, tubérculos são as melhores opções. Enfim, quanto menos aditivos químicos e refinamento, melhor é a qualidade nutricional do alimento.

Sinais que indicam que a imunidade não está bem?
Cansaço crônico;
Indisposição;
Falta de sono à noite, sono leve ou agitado;
Resfriados frequentes;
Infecção urinaria de repetição;
Candidíase de repetição;
Coceiras, alergias e ressecamento na pele.

Diário da Manhã

Postado em 01 maio 2020 07:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop