Panambi registra primeiro caso de dengue em 2019

Postado em 29 janeiro 2019 07:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Nesta semana, Panambi confirmou a existência de uma pessoa infectada no município. Indicação é para que a população mantenha ações preventivas

A confirmação de um caso de dengue no município de Panambi, nesta quinta-feira (24), deixou as autoridades ligadas a saúde em alerta em todo o estado. Sobretudo por este ser o primeiro registro autóctone – quando a doença é contraída dentro do estado – confirmado em 2019. No Rio Grande do Sul nenhum caso desses havia sido registrado durante todo o ano de 2018. Além de Panambi, outros três casos de dengue foram confirmados em moradores dos municípios de São Luiz Gonzaga (um caso) e Sete de Setembro (com dois casos), sendo estes contraídos fora do estado durante viagens.

Em entrevista ao Grupo Diário nesta sexta-feira (25), a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Panambi, Vania Piaia, esclareceu sobre a situação da dengue no município. Segundo ela, há mais casos suspeitos, uma situação complicada que advém de anos anteriores. “Temos em torno de seis casos suspeitos em Panambi aguardando resultado do Lacen/RS (LACEN/RS – Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul). Esse quadro, infelizmente, não é de agora. Em 2015 para se ter uma ideia, já havíamos registrado 222 casos confirmados, em 2016 foram 55, em 2017 e 2018 não tivemos nenhum registro e, agora, já começamos o ano com essa confirmação”, disse.

Nesse contexto, a partir de agora, a Vigilância daquele município prepara ações preventivas. Ainda na quinta-feira, ocorreu uma reunião junto a 17a Coordenaria Regional de Saúde, a qual pertence Panambi, para traçar algumas estratégias. É o que explica Vania:
– Estamos super infestados de Aedes Aegypti e, diante disso, a prefeitura já se comprometeu em limpar todas as áreas verdes de preservação e os prédios públicos. Todas as empresas também terão ações nesse sentido e vamos desativar todas as caixas d’água, pois ainda temos pessoas coletando água da chuva em nosso município. Além, é claro, de todas as ações rotineiras que sempre temos nessa época do ano – pontua.

Em Carazinho
Conforme informações repassadas pela Secretaria de Saúde de Carazinho, tendo por base a ocorrência de dengue em Panambi, a recomendação é para que a população mantenha as ações preventivas a fim de evitar a proliferação do mosquito, sendo a principal delas, a eliminação de água parada em vasilhames diversos que possam estar nos pátios das residências, já a combinação entre temperaturas elevadas e água parada, é a ideal para a eclosão do Aedes Aegypti.

No município, a exemplo de outros anos, a Vigilância Ambiental deve realizar, em 2019, quatro edições do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O primeiro deles está previsto para acontecer no próximo mês. A data dos demais levantamentos ainda estão sendo estipulados pelo Ministério da Saúde, a frente do estudo.

Diário da Manhã

Postado em 29 janeiro 2019 07:40 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop