Pagamento do IPVA por final de placa já está valendo: receita avalia uso de câmeras para identificar devedores

Postado em 11 abril 2019 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Encerra nesse mês o calendário de pagamento do IPVA 2019. Os motoristas precisam ficar atentos porque se perderem o prazo de quitação, conforme o número final da placa, vão pagar multa, juros e correm o risco de ter o veículo recolhido. Após o prazo, os proprietários também perdem os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Finais de placa 1, 2, 3 , 4 e 5 já estão vencidas.

Conforme o delegado da Receita Estadual de Passo Fundo, Elisandro Sperandio, até o momento 60% do valor total do imposto que deve ser arrecadado na cidade foi pago. O percentual é equivalente a R$ 38 milhões. A estimativa é de que R$ 64 mil entrem nos cofres públicos com o IPVA 2019, desses 50% ficam em Passo Fundo e a outra metade vai para o Estado. Cinquenta e três por cento dos veículos já estão em situação regular.

Sperandio ressaltou que os veículos inadimplentes pegos em fiscalizações terão mais despesas do que se pagarem o IPVA a tempo. Além de ter que regularizar os documentos, o proprietário terá de pagar taxa do guincho e a diária do depósito.

Sobre a possibilidade de utilizar as câmeras de videomonitoramento do município para a identificação de veículos inadimplentes, o delegado Sperandio disse que o Estado está fazendo alguns experimentos nesse sentido. Em Porto Alegre a tecnologia já é utilizada para detectar os devedores.

Ele explicou que para fazer isso em Passo Fundo é preciso verificar se os sistemas são compatíveis e vai depender também de um convênio futuro, mas acredita que o uso da tecnologia deve acontecer.

Rádio Uirapuru

Postado em 11 abril 2019 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop