Pacientes em isolamento domiciliar e sem sintomas são considerados curados do Coronavírus, diz secretária

Postado em 06 abril 2020 14:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou no último domingo (05) o boletim epidemiológico Covid-19 com o número de casos em análise, confirmados, descartados e pacientes hospitalizados em Passo Fundo. Até o momento, são 65 casos em análise aguardando pelo resultado do teste, 25 pessoas hospitalizadas, 74 pessoas que testaram negativo e nove moradores da cidade que testaram positivo para o coronavírus.

Em entrevista a Uirapuru, a secretária municipal da Saúde, Carla Beatrice Gonçalves, destacou que os dois casos que estão em isolamento domiciliar são considerados, pelo Ministério da Saúde, como casos curados. Destacou que a classificação se tem após o paciente confirmado com o vírus passar por 14 dias de isolamento domiciliar, a contar da data do início dos sintomas, além de não apresentar mais sintomas e virar assintomático.

Ainda segundo a secretária, os familiares dos pacientes confirmados são acompanhados de forma remota, ou seja, por ligações telefônicas.

Já os pacientes que são atendidos nas unidades de saúde recebem por escrito orientações, de não ter contato direto com outras pessoas da residência, ter utensílios de uso exclusivo, utilizar máscara e ficar isolado em um cômodo da casa. A secretária ainda destacou que a cada 48 horas são feitas ligações no sentido de identificar junto aos familiares os sintomas que permanecem. De acordo com a secretária, esse monitoramento também é feito por 14 dias.

Para a secretária de Saúde, os dias frios poderão influenciar na evolução do coronavírus no RS

O atendimento do Centro de Triagem do Coronavírus, que fica no Cais Petrópolis, será 24 horas por dia, todos os dias da semana, a partir de hoje (6).

Falando na Uirapuru, a secretária municipal da Saúde, Carla Beatrice Gonçalves, contou que mais de 1.200 pessoas foram atendidas no Centro de Triagem. Disse que nos últimos dias houve uma redução na procura pelo atendimento e a secretária atribuiu a redução ao fato das pessoas estarem em isolamento domiciliar e circularem menos nas ruas.

De acordo com Carla Gonçalves, outro fator relevante é o teleatendimento, que tem sido fundamental na orientação das pessoas. Nesse sentido, tanto as pessoas atendidas no teleatendimento quanto no Cais Petrópolis estão sendo monitoradas por ligação telefônica. Ainda segundo a secretária, a medida que os dias de inverno chegarem, isso poderá influenciar na sobrevivência do vírus em determinados ambientes. Nesse sentido, ela frisou a importância de fazer o tempo todo a higiene das mãos.

A secretária também contou que o Ministério da Saúde está analisando a possibilidade das pessoas que não tem sintomas de coronavírus também utilizarem máscaras. Para Carla, a atitude é uma forma de cada um proteger o outro. Segundo ela, o objetivo é não ter pessoas contaminadas, doentes e que demandem de atendimento nos hospitais, protegendo, assim, a vida de todas as pessoas.

Créditos: Massmi Percossi / EFE – EPA
Rádio Uirapuru

Postado em 06 abril 2020 14:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop